quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Macaúbas-BA: Nota informativa de utilidade pública a toda população Macaubense.

DA VERACIDADE DOS FATOS. O SAAE NÃO INICIOU RACIONAMENTO DE ÁGUA EM MACAÚBAS SEM CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO.

Tendo em vista a publicação de matéria no dia 29 de julho de 2016 no Blog de Alécio Brandão (Macaúbas On Off), em que o aludido blogueiro afirma que SAAE de Macaúbas inicia racionamento de água no Município sem dar conhecimento à população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Macaúbas, através de seu representante legal, o Diretor Delcione Oliveira Figueiredo, vem através do presente Manifestar-se, ao tempo em que esclarece a realidade dos fatos.

Inicialmente, é necessário ressaltar que, o SAAE sempre buscou da melhor forma atender à toda população de Macaúbas, trabalhando arduamente para minimizar os problemas da falta de água potável, que não é exclusivo de Macaúbas, mas sim do nosso planeta.
Certo é que, a demanda de água aumentou, enquanto a oferta vem diminuindo, atualmente atendemos aproximadamente 15 mil ligações de água em todo o território de Macaúbas, o que traz a necessidade de realização de manobras, ou seja, o direcionamento da água, ora para uma parte do Município, ora para outra.

Atualmente, na maioria das cidades de nosso país, até mesmo, em grandes capitais, a água não é fornecida 24 horas por dia,diante da oferta não ser suficiente para tanto, tendo como exemplos de cidades próximas da nossa região, que em determinados locais, são abastecidos apenas de 2 a 3 vezes no mês, sendo necessário sim, a conscientização da população para o uso racional da água.

Em nossa cidade, infelizmente, hoje ainda vemos uma pequena parte da população que utiliza desse bem precioso de forma irracional e extravagante, usando mangueiras para lavar calçadas, carros, torneiras abertas e/ou mal fechadas, banhos demorados, vazamentos,lavando até mesmo ruas, sem nenhuma preocupação quanto ao desperdício de água. 
Realmente em alguns pontos da rede, principalmente nos lugares mais altos da cidade, a pressão da água é menor, assim, conforme referendado acima, as manobras de há algum tempo são utilizadas visando atender a todos usuários do sistema, incluindo aqueles da ponta de rede e da periferia da cidade.

É de grande importância a conscientização da população do nosso Município de que a água deve ser usada de forma equilibrada e quando realmente necessário, entretanto, o SAAE não iniciou racionamento de água sem dar conhecimento à população, temos que abastecer a população de forma satisfatória, com água que temos disponíveis em nossas captações, e a única forma é com alternância, e sempre que há alterações nas escalas de manobras, o SAAE, comunica a população através dos meios de veiculação de comunicação.

Diante de tais fatos, o SAAE conta com a colaboração de todos os usuários para o uso racional da água, ao tempo em que, reiteramos que apesar desta Autarquia evitar o desperdício de água, não estamos em racionamento.
Para que a escassez da água não nos atinja num futuro próximo, precisamos tomar nos dias de hoje algumas atitudes, evitar o desperdício é uma delas,devemos nos conscientizar sobre a importância de conservar e preservar este recurso, fundamental para a nossa sobrevivência.

Sem mais para o momento, apesar de que na reportagem, é afirmado de que não foi obtido sucesso no contato com esta Autarquia, em nenhum momento recebemos tal contato, porém, como sempre estamos à disposição de todos para maiores esclarecimentos.


Um comentário:

  1. Pra mim poderia ter sim racionamento 1 dia sim 1 dia não.
    Porém moro longe e em casa as vezes fica 2 dias sem vim.
    Mais no centro tem água todo dia e do hora.

    ResponderExcluir

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK