quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Macaúbas: Papa Francisco nomeia Bispo para a Diocese de Caetité-BA.

Foi divulgada na manhã de hoje, 26, a nomeação do novo bispo da Diocese de Caetité. Na missa realizada hoje pela manhã na Catedral de Caetité, o Padre Gilvan Pereira, atualmente administrador Diocesano, anunciou monsenhor José Roberto Silva Carvalho como o novo bispo da Diocese de Caetité.

Monsenhor José Roberto Silva Carvalho atualmente é pároco na Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções-BA, Arquidiocese de Vitória da Conquista. Dom Carvalho, como será chamado após sua ordenação episcopal, tem 56 anos, nasceu em 31 de março de 1960 na cidade de Fortaleza, Ceará. Foi ordenado padre em julho de 1995 na cidade de Vitória da Conquista e recebeu o título de monsenhor capelão do papa em novembro de 2011.

A ordenação episcopal de Monsenhor José Roberto Silva Carvalho acontecerá no dia 29 de janeiro em Caetité, quando tomará posse da Diocese.

O novo bispo da Diocese de Caetité estudou filosofia em Vitória da Conquista e Teologia em Taubaté, São Paulo, e é licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira. Monsenhor Carvalho já foi reitor do Seminário de Vitória da Conquista por 15 anos.

Em carta enviada à Diocese de Caetité, Monsenhor se disse surpreso com a notícia de sua nomeação para o episcopado de Caetité. “Com muita liberdade, espontaneidade e alegria, coloco-me a disposição do Pai para a missão que me aguarda”, pontua na carta. Monsenhor diz que sua primeira missão “é a de conhecer e” situar-se “na realidade geográfica, humana, cultural, pastoral, histórica do território Diocesano”. Ele destaca que tudo será novo: “é uma nova Páscoa! É novidade o ministério Episcopal, novidade a diocese e tudo mais. Serei ordenado Bispo no dia 29 de Janeiro de 2017, contudo aprenderei a ser Bispo convivendo com vocês”.

Como lema episcopal, Dom Carvalho escolheu “Servir ao Senhor com Alegria”, que também foi seu lema como monsenhor capelão. “Reconheço que a missão do bispo é a de levar a alegria do senhor ao seu rebanho. Rezem por mim, por minha fidelidade ao Senhor, para que eu seja um pastor à semelhança do coração misericordioso de Jesus, e eu estarei rezando por cada um de vocês para que sejam atendidos segundo as suas necessidades”, destaca o novo bispo.

Do anuncio da transferência de Dom Ricardo Brusati para a Diocese de Janauba, em 27 de maio de 2015, até hoje, foram 517 dias vivendo a expectativa do anuncio do novo bispo para a Diocese de Caetité. Neste tempo, a frente da Diocese como administrador esteve o padre Gilvan Pereira Rodrigues, pároco de Paróquia de Caculé, eleito no dia 4 de agosto pelo colégio de consultores da Diocese.

A Diocese de Caetité foi criada em 20 de outubro de 1913 pela bula Maius Animarum Bonum (O maior bem das almas) do Papa Pio X. São 103 anos de história, evangelizando nas terras sagradas do sertão. A Diocese abrange 35 municípios, composta por 33 paróquias divididas em nove zonais. (Diocese de Caetité)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK