sábado, 8 de outubro de 2016

Tremor de terra de 3,7 na escala Richter atinge cidade do interior de Goiás

Tremor de terra assustou os moradores de Estrela do Norte, região norte de Goiás, na sexta-feira (7). De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor de terra foi de magnitude 3,7 na escala Richter, com epicentro a 10km do Centro da cidade e a 5km abaixo da superfície.

A comerciante Ivone Lopes de Oliveira é dona de um supermercado e conta que ela e os clientes do estabelecimento se assustaram. “Teve um barulho e imediatamente começou a tremer muito a terra, vibrando bastante. As prateleiras com os produtos começaram a vibrar, com uma sacudida. Não chegou a cair nada, mas foi um susto muito grande”, contou.

O abalo sísmico aconteceu na tarde de sexta-feira (7). No entanto, esta não foi a primeira vez que a terra tremeu na região norte do estado. Em 2012, foram cinco tremores registrados. Um deles foi sentido em, pelo menos, cinco cidades da região. O registro de maior magnitude foi registrado em 2011, de 4,1 na escala Richter.

Ivone conta que apesar do susto, o tremor de terra sentido na cidade desta vez não causou muito transtorno. “A gente assusta e muito, porque de repende as coisas começam a vibrar. Mas dessa vez foi menor. Eu senti que vibrou menos, até porque não fiquei sabendo de nenhum prejuízo que tenha sido causado”, contou.

Escala Richter
A escala Richter, desenvolvida originalmente em 1935 por Charles Richter e Beno Gutenberg, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, é uma forma de medir a magnitude dos terremotos com base nas ondas sísmicas que se propagam a partir do local de origem do tremor no subsolo. A escala, em princípio, não tem limites, mas terremotos com magnitude 10 ou superior nunca foram registrados.

A escala Richter usa logaritmos como base matemática, o que, na prática, significa que uma variação de apenas um número na magnitude de um terremoto -- passando de 7 para 8, por exemplo -- na verdade significa um aumento de dez vezes na amplitude.

Os efeitos de um terremoto obviamente dependem, entre outras coisas, de sua magnitude na escala Richter. Até a magnitude 1,9, por exemplo, só sismógrafos são capazes de detectar o tremor. Os primeiros danos aparecem em magnitudes entre 4 e 4,9, com quebra de janelas e outros objetos. Com magnitudes entre 7 e 7,9, prédios podem sair de suas fundações e rachaduras aparecem no solo. Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK