Vídeo: A instrutora de Yoga que questionou o tabu da menstruação dando aula sem absorvente, assista. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Vídeo: A instrutora de Yoga que questionou o tabu da menstruação dando aula sem absorvente, assista.

Pouca coisa é tão normal e natural quanto a menstruação. Ainda assim, o assunto permanece estigmatizado por ambos os sexos, quase que como se a menstruação se tratasse de algo ruim, motivo de vergonha, que devesse permanecer escondido e isolado, como se não existisse. Diversas artistas e ativistas, porém, vêm usando a exposição da menstruação como bandeira e gesto simbólico, de que a feminilidade e o corpo são coisas fortes, bonitas e naturais – e uma instrutora de Yoga no Texas aproveitou a plataforma de seu próprio trabalho para também se manifestar. 

Em um vídeo publicado no Instagram, a texana Stephanie Góngora aparece praticando Yoga menstruada e sem absorventes, deixando assim exposta em sua calça uma pequena mancha de sangue. A legenda explica o significado de seu gesto.
“Eu sou uma mulher, portanto eu sangro. É uma bagunça, é doloroso, é terrível e lindo. E ainda assim você não saberia pois eu escondo. (…) Eu respiro, perturbada ao longo das cólicas, segurando um falso sorriso. (…) Eventos e compromissos são perdidos. Eu digo a mim mesma que é a TPM, claro, mas tem mais a ver com o risco de ser “pega” – só não sei exatamente no que.

E eu sou sortuda. 100 milhões de jovens mulheres pelo mundo faltam a escola ou o trabalho por falta de suprimentos menstruais e por medo do que pode acontecer se o mundo testemunhar UMA FUNÇÃO CORPORAL NATURAL. POR QUÊ? Por centenas de anos de uma cultura que nos fez envergonhadas por sangrarmos. Nos deixou diariamente nos sentindo suja. Pare de fingir! (…) Comece a falar sobre isso. Eduque suas filhas. Faça elas entenderem que pode ser um inconveniente e um presente, mas nunca um motivo para se envergonhar”, ela escreveu, entre outras coisas.

O vídeo já foi assistido quase 330 mil vezes. Antes que comecem os debates, é evidente que o importante no gesto da professora não é propriamente a exposição da menstruação em si – e nem parece ser esse o verdadeiro ponto a ser defendido aqui. O que importa é a desmistificação e a naturalização de algo que é justamente absolutamente natural, que faz parte do corpo e das funções corporais – e que não deveria, de forma alguma, permanecer na obscuridade do tabu, feito fosse algo nojento ou indigno, que precisasse sempre estar escondido feito um crime. (Via portal TERRA) Vídeo abaixo clica para assistir:





© fotos: Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário