Ipiaú-BA: Gestante dá a luz em pé no HGI; família denuncia negligência médica. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 23 de março de 2017

Ipiaú-BA: Gestante dá a luz em pé no HGI; família denuncia negligência médica.

A família de uma gestante de 28 anos denunciou na manhã dessa quinta-feira (23), o caso de uma suposta negligencia médica no Hospital Geral de Ipiaú. Segundo informou ao GIRO, Simara Messias Barbosa, sogra da gestante, o médico plantonista dessa quarta-feira (22), não realizou o atendimento e acompanhamento apropriados. Ainda segundo ela, a mulher deu à luz em pé e sem o auxílio médico. Conforme a família, a gestante deu entrada no Hospital Geral de Ipiaú por volta das 05h da manhã de quarta-feira. “O médico chegou umas dez e meia da manhã, ela (gestante) ficou de cinco da manhã até às dez e meia sendo acompanhada apenas pelas enfermeiras. 

Quando foi perto das onze horas o médico chegou no quarto. Ele olhou a paciente, fez o toque e disse que ela já estava toda dilatada e que só dependia dela para a criança nascer, mas ela falou que não tinha mais força, pois já estava sofrendo dores desde a noite anterior. Ela chegou a suplicar ao médico para que fosse feito alguma coisa e disse – por favor doutor faça alguma coisa, pois estou quase morrendo. Ele mandou que colocasse ela no balão de oxigênio para que ela reagisse e pra continuar colocando força para parir normal. Quando foi mais ou menos umas três e meia da tarde, ele voltou no quarto e disse que ela não tinha parido ainda porquê estava com a bexiga cheia e orientou ela a ir no banheiro. 

Depois de muita dificuldade nos conseguimos levar ela até o banheiro, mas ela não conseguiu urinar, na volta do banheiro, ela ainda em pé, a criança nasceu. Nesse momento só estava eu, uma parturiente e a prima da minha nora, fomos nós que realizamos o parto”, conta dona Simara. Ainda segundo ela, após o nascimento, o bebê sofreu uma série de convulsões. Conforme informou a avô do bebê, a criança possivelmente sofrerá sequelas. “É uma situação muito desagradável, pois foi por negligência”, afirmou Simara.

O recém-nascido será transferido para uma unidade médica especializada em atendimento à gestante e recém-nascidos em Jequié. Em contato com João Henrique, diretor do Hospital Geral de Ipiaú, ele informou que os procedimentos tomados pelo médico plantonista foi em conformidade com as regras do Ministério da Saúde. “Ela (paciente) já chegou ao hospital querendo fazer o parto cesário, só que o Ministério da Saúde preconiza que só pode fazer parto cesário depois de vários itens, e ela não tinha esses itens, foi tanto que ela fez um parto normal e de uma forma muito fácil, foi até uma coisa rápida”, disse o diretor. Ainda segundo ele, será aberta uma sindicância para apurar a denuncia de negligência do médico, que até o momento não teve o nome identificado pela denunciante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário