Rio São Francisco receberá espécie nativa de peixe nesta sexta (24) - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 24 de março de 2017

Rio São Francisco receberá espécie nativa de peixe nesta sexta (24)


O primeiro peixamento do Velho Chico em Alagoas com a espécie pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco, ocorrerá nesta sexta-feira, 24.

A ação, organizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), será o ponto alto da programação que marca, no estado, a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22.

O repovoamento do São Francisco será realizado às 8h, no Porto das Balsas, em Penedo (AL), localizado no centro histórico da cidade ribeirinha. O peixamento será seguido por atividades do Projeto “Observando os Rios” da Ufal, que também ocorrerá na orla do rio São Francisco na mesma cidade.

Ainda nesta sexta-feira, às 10h, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) fará um passeio educativo pelo rio no barco-escola do órgão ambiental com estudantes da região. As atividades serão encerradas com a distribuição de mudas de espécies nativas e bate papo com a população para orientá-los sobre o uso racional e sustentável da água.

Por ser uma espécie que realiza a reprodução no período da piracema, o pirá necessita realizar grandes migrações como estímulo natural à ovulação. Porém, devido aos barramentos ao longo do rio São Francisco, essas migrações não são mais realizadas. Isso fez com que a espécie não seja mais encontrada na região do Baixo São Francisco.

Como estratégia de reintrodução da espécie e de aumento do estoque pesqueiro em outras regiões da bacia, técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias e de Itiúba realizaram, em dezembro de 2015, a captura de exemplares da espécie no rio Paracatu, um afluente do Velho Chico no Alto São Francisco, na região de Três Marias (MG).

Os exemplares capturados foram levados para o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, e após reprodução artificial e produção de alevinos, os peixes serão utilizados para repovoamento da região do Baixo São Francisco.

Foto: Bruno Santos/Codevsaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário