Desenvolvimento: Macaúbas-BA poderá ser contemplada com 200 unidades do Minha Casa, Minha Vida. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 15 de abril de 2017

Desenvolvimento: Macaúbas-BA poderá ser contemplada com 200 unidades do Minha Casa, Minha Vida.

Acontece na Câmara de Vereadores de Macaúbas, nesta manhã de Sábado da Aleluia, 15 de abril, reunião e cadastramento de família para o Programa Minha Casa Minha Vida, através de convênio com o Ministério das Cidades, da Assuni (Associação Solidária Unidas) e da Prefeitura Municipal de Macaúbas. Inicialmente serão pleiteadas 200 unidades, o processo inicia com o cadastramento das famílias que devem está dentro dos critérios do Programa, e um deles é a renda familiar que não deve ultrapassar a R$ 1.800,00, bem como não está inscrito em outro programa habitacional, não ser proprietário de imóvel (seja rural ou urbano)…

Uma reunião com a equipe técnica da Assuni, composta pelos Coordenadores Maxiliano Ribeiro e Carlos Schwank, fizeram a apresentação do Programa, suas regras e tiraram dúvidas dos presentes. Também estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Gumes, que após cumprimentar os presentes disse diante tantos interessados a observação no critério de escolha é um fator importante, bem como caso, seja o município contemplado com as unidades, um quesito que deve ser observado é priorizar a mão de obra local, bem como a compra de material, aquecendo assim, a economia local, sugestões estas que devem ser observadas, segundo os coordenadores.

Prefeito Amelinho diz que Prefeitura fará esforço para ampliar programa.

Em seguida, o Prefeito Amélio Costa Jr, foi convidado a falar sobre o Projeto das Unidades Habitacionais, disse que Macaúbas, após ter superado os 50 mil habitantes, tem grandes chances de ser contemplada, e que a carência do município supera as 200 unidades inicialmente pleiteadas, mas que irá buscar junto ao Ministério das Cidades a ampliação do  Programa para 300 unidades (que é o máximo para municípios com mais de 50 mil habitantes); disse que o município irá cooperar intensamente para a aprovação do Projeto que será entregue a Caixa Econômica Federal até o dia 22 de abril e que após a aprovação da Caixa, seguirá para o Ministério das Cidades, sendo aprovado, o que deverá ser em até 90 dias, imediatamente iniciam as obras que tem um prazo de até 24 meses para serem concluídas. Segundo o blog do Alécio Brandão, as parcelas irão variar de R$ 80 a 270, a depender da renda bruta declarada pelo beneficiário e terão prazo de até 10 anos para quitar o imóvel, que não poderá ser vendido, cedido, alugado ou abandonado, acontecendo um destes fatos a família poderá perder a posse do imóvel, o qual será repassado para outra família inscrita e que não foi contemplada. A fiscalização será feita pela empresa, vizinhos e toda comunidade.

O local para Construção das Unidades:
Segundo o Coordenador do Evento, Sr. Maxiliano, será numa área atrás da UPA, que já está reservada com o proprietário. E informa ainda que quem já estiver inscrito em outros programas habitacionais, não podem ser inscritos nestes, pois poderá ficar sem nenhum. E que só no Nordeste brasileiro, estão previstas mais de 9 mil unidades, caso Macaúbas não serja contemplada nesta etapa, será incluída numa próxima, mas que as chances são muito boas, apesar do prazo ser pequeno tudo está dentro do Cronograma.

Famílias não contempladas nesta etapa podem ser beneficiadas num outro programa
Também prestigiaram o evento o vice prefeito Vá de Lindolfo, a Secretária de Ação Social, através da titular da pasta Sra. Solange Costa, bem como o Secretário de Meio Ambiente, alguns vereadores e o coordenador do Bolsa Família Roberto Barros entre outras personalidades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário