FPI resgata 1031 animais silvestres no oeste da Bahia e apreende 17 armas usadas na caça predatória - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 29 de abril de 2017

FPI resgata 1031 animais silvestres no oeste da Bahia e apreende 17 armas usadas na caça predatória

A 40ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) foi encerrada ontem (28) com uma audiência pública realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ibotirama/BA. Nesta edição do Programa, que é coordenado pelo Ministério Público da Bahia (MP/BA) e conta com a participação de mais de trinta órgãos, os trabalhos aconteceram na região oeste do estado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA) e com a ONG Animallia, realizou o enfrentamento à caça, à venda e à criação ilegal de animais silvestres. No período da Operação, que começou no último dia 18, seis municípios foram visitados e fiscalizados. Em Ibotirama, Ipupiara, Paratinga, Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Muquém do São Francisco, 1031 animais silvestres foram resgatados. 

Os exemplares mais comuns em cativeiro eram das espécies Cardeal, Estêvão e Papa-capim. Porém, foram encontrados também pássaros mais raros como Curió e Pintassilgo, já raros em liberdade por conta da prática da captura. Além das aves, foram resgatados dois veados, um mico, dois tatus, cinco jabutis, sete cotias e 28 caititus.

A maioria das pessoas que mantinham os animais em cativeiro efetuou a entrega voluntária aos agentes fiscalizadores. Porém, em residências e estabelecimentos em que havia características de tráfico ou maus-tratos, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pela PRF e autos de infração do IBAMA. Foram 17 TCOs e 14 autos. Durante as incursões, os agentes apreenderam 17 espingardas utilizadas na caça predatória de animais silvestres, sendo a maioria cartucheiras e "socadeiras".

Liberdade
Os animais resgatados foram levados para uma base em Ibotirama onde foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos do CRMV/BA e da ONG Animallia. Do total, 642 reuniam condições de serem devolvidos à natureza e foram libertados em áreas de reservas legais selecionadas pela equipe. Outros animais que não tinham condições de serem reintegrados à natureza foram enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista e de Porto Seguro, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. (Fonte: PRF Bahia)










Nenhum comentário:

Postar um comentário