Operação no oeste da Bahia apreende agrotóxico ilegal e 300 pássaros em cativeiro. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Operação no oeste da Bahia apreende agrotóxico ilegal e 300 pássaros em cativeiro.

Mais de 300 pássaros criados em cativeiro e cerca de 60 litros de agrotóxico ilegal foram apreendidos em dois dias da 40ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada, que começou na última terça (18) e segue até a próxima semana, na cidades de Ibotirama, Barra, Buritirama, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Sítio do Mato, Brotas de Macaúbas e Ipupiara, no oeste da Bahia.

De acordo com informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), responsável pela operação em conjunto com outros 30 órgãos, a ação tem como foco identificar irregularidades nas áreas de saneamento e gestão ambientais, aquicultura, agricultura, piscicultura, fauna, patrimônios cultural e espeleológico (grutas e cavernas), segurança do trabalho, mineração e cerâmica, loteamentos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e de fundo de pasto).

Na última quarta (19), as equipes apreenderam mais de 60 litros de agrotóxico em um empreendimento rural localizado no município de Barra. O produto, conhecido como CERCO 24 EC, de fabricação chinesa e que é comercializado no Paraguai, não possui registro no Brasil, sendo proibida a sua comercialização e utilização. O responsável pelo local foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil e responderá pelos crimes de contrabando de agrotóxicos e armazenamento e utilização irregulares.

Também já foram resgatados mais de 300 pássaros silvestres criados em cativeiro, de forma irregular. Um homem foi preso com um animal com anilha falsificada, o que caracteriza crime de falsificação de selo ou sinal público. As equipes apreenderam, ainda, redes utilizadas para pesca no Rio São Francisco, com tamanho abaixo do permitido pelo Ibama, que é de 140mm. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário