Bahia: Bombeiros encontram restos mortais que podem ser de turista desaparecido na Chapada. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Bahia: Bombeiros encontram restos mortais que podem ser de turista desaparecido na Chapada.



Equipes do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, através dos seus Combatentes Florestais, encontrou nesta tarde(11) os restos mortais que, acredita-se, são do espanhol Hugo Ferrara Tormo, 27 anos, desaparecido no dia 20 de dezembro de 2015 na chapada diamantina.

A operação teve o apoio da aeronave do “Programa Bahia sem Fogo – BSF” e contou com uma equipe composta por 08 militares formados pelo Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais que, além de prepará-los para o combate às chamas, os capacita em realizar busca e salvamento em regiões de difícil acesso, como é o caso da Chapada Diamantina.

As buscas pela localização do espanhol foram retomadas pelo Corpo de Bombeiros, após um guia local encontrar uma mochila com os pertences de Hugo. De acordo com o titular da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Seabra, delegado Rafael Almeida de Oliveira, na mochila foram encontrados os documentos do desaparecido, além de um diário contando todo o trajeto percorrido por ele nas trilhas.

“Ele relata no caderno que havia sofrido um acidente que o deixou bastante debilitado”, afirmou o delegado. Com informações sobre os passos de Hugo, as equipes do 11º GBM retomaram as buscas na última terça-feira e encontraram restos mortais. Subcomandante da unidade, o major bombeiro Jean Vianey explica como o trabalho de resgate foi realizado. “Foram percorridos vales, cânions, cachoeiras e leitos dos principais rios de região que levassem a indícios que apontassem à localização do jovem”, afirmou.

Ressaltou ainda que todos os bombeiros envolvidos no resgate possuem curso de prevenção e combate a incêndios florestais que, além de prepará-los para o combate às chamas, também os capacita a realizar busca e salvamento em regiões de difícil acesso, como a da Chapada Diamantina. A ossada encontrada será encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê. O material genético deve ser comparado com o cedido pela mãe do jovem desaparecido, através do exame de DNA, que vai comprovar ou não a identificação.

Toda a operação de buscas foi dividida em etapas. O CBMBA foi acionado para realizar buscas, e percorreu as principais trilhas turísticas que ligam até a Cachoeira da Fumaça. Foram percorridos vales, cânions, cachoeiras e leitos dos principais rios de região atrás de indícios que levassem ao desaparecimento. Além disso, em nossas ações desde 2016 contamos com o apoio de guias do Vale do Capão e de Lençóis.

A operação foi retomada a partir do momento em que um guia local encontrou uma mochila com pertences que, supostamente, pertenciam ao espanhol. A partir daí, montou-se um esquema de buscas pautado em evidências reais do desaparecimento.

Os Combatentes Florestais são especialistas em Incêndios Florestais, Busca e Salvamento na região da Chapada Diamantina. Desde o ano passado 44 Bombeiros Militares passaram pela capacitação que os moldaram às especificidades do terreno encontrado na Chapada Diamantina tanto no que se refere ao Combate às queimadas, quanto em situações de busca e salvamento, sempre com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, conforme preconiza o BSF. (Agora na Bahia)

Equipe que trabalhou no resgate do corpo que deve ser do espanhol (Foto: Divulgação/C.Bombeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário