Vídeo: 'Fui acordado por gritos de não pule!': testemunhas relatam inferno de incêndio em prédio - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Vídeo: 'Fui acordado por gritos de não pule!': testemunhas relatam inferno de incêndio em prédio

Um prédio residencial de 24 andares ficou completamente destruído em um incêndio nesta madrugada em Londres. Os bombeiros, que passaram horas com várias equipes tentando conter as chamas, disseram acreditar que houve várias fatalidades, mas não informaram números. Pelo menos 50 pessoas foram levadas com vida a hospitais da região.

O incêndio começou pouco antes das 01h00 locais (21h00 em Brasília); as primeiras imagens mostraram as chamas subindo a partir do 10º andar e, mais tarde, o prédio inteiro parecia estar em chamas. Testemunhas nos arredores do prédio, o Grenfell Tower, localizado em North Kensigton, oeste da cidade - a 15 minutos a pé da famosa Portobello Road - relataram que viram luzes de lanternas e celulares piscando das janelas como um alerta de que moradores continuavam presas na estrutura.

"Vi pessoas piscando lanternas do último andar e obviamente elas não conseguiam sair", contou George Clarke, apresentador do Channel 4, à Radio 5 Live.

"Estou ficando coberto por cinzas, isto é o quão ruim está. Estou a 100 metros de distância e completamente coberto de cinzas. É de cortar o coração", acrescentou. As chamas foram controladas horas após o episódio, mas os bombeiros ainda combatiam algumas chamas na manhã desta quarta-feira e buscavam vítimas. Três horas após o início do fogo, a polícia informou que pessoas ainda eram evacuadas do prédio. Pelo menos 33 pessoas foram hospitalizadas; o número de mortos ainda é desconhecido. Também não sabe ainda a causa do incêndio.

'Não Pule!'
Paul Munakr, que vive no sétimo andar, conseguiu escapar. "Quando estava descendo as escadas, havia bombeiros, realmente incríveis que estavam subindo, para o fogo, tentando tirar o maior número possível de pessoas do prédio".

Ele foi alertado do incêndio não pelo alarme, mas por pessoas que gritavam da rua: "não pule, não pule!". "Não sei ao certo se pessoas pularam do prédio para escapar do fogo, mas a principal coisa com este incidente é o fato de os alarmes de incêndio não terem tocado", contou à BBC.

Jody Martin testemunhou a cena: "Eu vi uma pessoa caindo, eu vi outra mulher segurando o bebê pela janela... ouvi gritos. Estava gritando para todo mundo descer e eles diziam 'Não podemos deixar nossas casas, a fumaça está muito forte nos corredores'". Andy Moore, repórter da BBC, relatou: "Vimos destroços do prédio, ouvimos explosões, ouvimos o barulho de vidro quebrando. A polícia foi aumentando a área do cordão de isolamento, empurrando para trás o público, com medo de que o prédio pudesse desmoronar".


Um porta-voz da brigada de incêndio de Londres, Dan Daly, disse que os bombeiros estavam "trabalhando em condições muito difíceis para controlar o fogo". "Este é um incidente grande e muito sério e destacamos vários recursos e equipamentos especializados", acrescentou.

O prédio Grenfell Tower, de 24 andares e 120 apartamentos, foi construído em 1974. Ele faz parte da Lancaster Oeste Estate, um complexo de conjuntos habitacionais. Não se sabe ao certo quantas pessoas moravam no prédio - algumas estimativas falavam em 200, outras, em até 500. Uma reforma de £ 10 milhões (R$ 42 milhões) foi finalizada ano passado - e o trabalho incluiu a instalação de um novo revestimento exterior e um sistema de aquecimento comunitário. Vídeo abaixo:


Direito de imagem REUTERSImage caption Fumaça do incêndio pôde ser vista de longe

Nenhum comentário:

Postar um comentário