Médicos transplantam dedão do pé para a mão de homem que teve polegar esmagado por touro - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Médicos transplantam dedão do pé para a mão de homem que teve polegar esmagado por touro

Um trabalhador australiano que teve o polegar triturado por um touro agora está com um dedão do pé cirurgicamente transplantado no lugar. Zac Mitchell, de 20 anos, foi atingido em abril enquanto estava trabalhando em uma propriedade agrícola na Austrália. "O touro deu um coice e prensou minha minha mão contra uma cerca", explicou o trabalhador para a BBC.

Divulgação/SOUTH EASTERN SYDNEY LOCAL HEALTH DISTRICT
Ele passou por duas operações bem-sucedidas para reconstruir a mão, depois que os médicos optaram por retirar o dedão do pé em uma cirurgia que durou oito horas.

"Meu polegar ainda estava cravado na cerca quando eu me levantei do chão", explicou para a ABC Australia. Ele admitiu que no início não percebeu o que tinha acontecido. "Meu chefe olhou para baixo, viu o sangue e me perguntou o que estava sangrando. Eu olhei para a minha mão e descobri muito rápido."

À BBC Mitchell disse que os seus colegas de trabalho tentaram preservar o seu polegar imediatamente após o acidente. "Eles colocaram em um cooler com bastante gelo."

O trabalhador foi levado para um hospital em Perth, em uma viagem que demorou cinco horas, mas os esforços para salvar o seu dedo polegar não foram bem-sucedidos. A equipe médica ainda tentou duas vezes recolocar o polegar em Perth.

O insucesso fez o trabalhador voltar para seu Estado natal, Nova Gales do Sul. Depois, Mitchell decidiu ir para uma unidade especializada em cirurgias na mão em Sydney. Foi sugerido a ele que colocasse uma prótese. Mas, enquanto ele estava esperando para colocá-la, o corpo médico acabou sugerindo remover o dedão do pé e colocar no lugar do polegar.

"O cirurgião explicou que [um polegar protético] seria bastante inútil. Então, ele me sugeriu pensar em colocar o dedão do pé no lugar, como uma espécie de minha última opção", explicou para a ABC.

Depois de inicialmente relutar, Mitchell aceitou fazer a operação de transplante em um hospital de Sydney. O cirurgião plástico Sean Nicklin disse que não ficou surpreso que o trabalhador demorou um tempo para aceitar. "É meio que uma ideia louca - eles [pacientes] não querem lesar outra parte do corpo", explicou.

"Mesmo se você tiver quatro dedos bons, se você não tiver o dedo que faz a função de pinça, sua mão perdeu uma grande parte da função", explicou ele, comentando a importante função do dedão para o corpo humano. Sobre o dedão do pé, acrescentou: "Muitas pessoas pensam que perderão o equilíbrio e vão ter o caminhar afetado nestes casos, mas não é o que acontece geralmente".
Par a ABC, o doutor explicou os motivos que o fizeram dar essa sugestão para Mitchell. "O dedão tem todas as características que substituem o polegar melhor do que qualquer outra coisa", disse ele.

"Você pode conectar os nervos e obter uma boa sensação. Você pode obter os tendões, você pode obter o movimento. E embora [o dedão] seja um pouco grande, ele realmente parece mais com um polegar do que outras coisas que podemos fazer para resolver esta questão. Então você no final sabe que ele vai ser o melhor substituto para um polegar", concluiu.

A cirurgia durou oito horas. Mitchell precisará de mais de um ano para se reabilitar, mas ele tem planos de voltar ao trabalho agrícola. A mãe de Zac, Karen, afirmou que ele se recupera bem. "Quase duas semanas depois da cirurgia, ele está andando praticamente como o normal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário