Sul da Bahia: Posto de saúde do Hernani Sá vira “cracolândia” em Ilhéus. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Sul da Bahia: Posto de saúde do Hernani Sá vira “cracolândia” em Ilhéus.

Usuários de crack ocupam parte da área do posto de saúde do bairro Hernani Sá, na zona sul de Ilhéus. A presença deles é tão constante que os servidores já chamam o local de “cracolândia”.

Eles se apossaram das instalações inacabadas do posto. O governo Jabes Ribeiro não concluiu a reforma da unidade de saúde, que se estende há quatro anos. Como não há muro nem cerca, os usuários têm acesso livre às construções do terreno. Além de usarem drogas, mantêm relações sexuais, brigam e defecam no local. Tudo isso ocorre à luz do dia e diante dos funcionários e pacientes.

A enfermeira e porta-voz da Rede Sustentabilidade, Juliana Rocha, relata que desde janeiro tem encaminhado relatórios sobre a situação da unidade à Secretaria de Saúde. Ela trabalha no posto e denunciou o caso a este blog na manhã desta quinta-feira (20).

Segundo a enfermeira, os usuários de crack precisam receber algum tipo de assistência. Por outro lado, os servidores da unidade temem pela própria segurança. Isso porque os dependentes químicos também frequentam a parte do posto que está em funcionamento. Bebem água, usam o banheiro e, às vezes, agem de forma agressiva. Também já fizeram ameaças aos profissionais de saúde.

Juliana Rocha avalia que todo o terreno do posto deve ser protegido com uma cerca, mesmo antes da conclusão da reforma, para a segurança dos servidores e pacientes. Telefonamos hoje (20) para a Secretaria de Saúde de Ilhéus. A atendente não conseguiu transferir a chamada para a sala da secretária Elizângela Oliveira. Este espaço está aberto caso a gestora queira se manifestar sobre o problema. As informações são do Blog do Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário