Festa em Bom Jesus da Lapa-BA é reconhecida como bem cultural imaterial - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Festa em Bom Jesus da Lapa-BA é reconhecida como bem cultural imaterial

A Festa do Divino Espírito Santo, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, se tornou, neste domingo (6), um Bem Cultural Imaterial do Estado da Bahia. Além disso, a Romaria do Senhor Bom Jesus recebeu o Registro Especial Provisório como Patrimônio Imaterial do Estado. 

A determinação foi aprovada pelo Conselho Estadual de Cultura da Bahia, e autorizada pelo governador Rui Costa, que participou dos festejos neste domingo. A Festa do Divino Espírito Santo, que já contava com proteção provisória do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac), é parte integrante da memória cultural do estado, preservando a devoção que faz parte da identidade do povo dessa região.

Comemorada 50 dias após a Páscoa, a Festa do Divino Espírito Santo é marcada por missas, procissões, além de manifestações folclóricas e banquetes coletivos de doações religiosas, que todos os anos atraem fiéis do país inteiro. Somente durante a romaria, o Ipac estima que circulam pela cidade cerca de 500 mil fiéis, sendo que durante o ano inteiro, esse número chega a 2,5 milhões de pessoas.(G1)





Nenhum comentário:

Postar um comentário