Ministério Público-BA faz reunião emergencial para debater seca da Lagoa de Itaparica em Xique-Xique-BA. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ministério Público-BA faz reunião emergencial para debater seca da Lagoa de Itaparica em Xique-Xique-BA.

O Ministério Público do Estado da Bahia convocou uma reunião emergencial para esta quinta-feira, dia 31, em Xique-Xique, para discutir soluções para o quadro dramático de seca da Lagoa de Itaparica, uma das maiores da Bacia do Rio São Francisco, que provocou a morte de centenas de peixes nesta semana. 

A reunião foi convocada pelo Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (Nusf), por meio da promotora de Justiça Luciana Khoury, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e será realizada às 14h na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença dos prefeitos de Xique-Xique e Gentio do Ouro e representantes do Ibama, Inema, Adab, Codevasf e da comunidade local.


Situada às margens do “Velho Chico”, a Lagoa de Itaparica é a maior lagoa marginal da bacia do rio, com 24 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, na região do semiárido baiano. Ela fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Itaparica, sendo um dos principais reservatórios hídricos naturais e o principal berçário da ictiofauna do São Francisco. Em razão da produtividade pesqueira, a Lagoa de Itaparica era conhecida como “mãe da pobreza”. Na reunião convocada pelo MP e pelo CBHSF, através da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, serão discutidas ações concretas para a recuperação da lagoa. Fonte: MP/BA // Vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário