Anuncio

Estudantes do 6º ano da Escola Municipal Onero Costa da Rosa participaram de um dia especial de atividades em comemoração à Semana do Cerrado. A aula prática ocorreu nas margens do Rio de Pedras, na altura do local conhecido como Rio da Mauricéa, e foi coordenada pelo professor Arivaldo Ferreira, que enfatizou a importância do estímulo à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma. “Tudo o que os alunos estão vendo aqui já foi abordado em sala de aula, mas esse contato com a natureza é fundamental para que eles aprendam de forma empírica a realidade do cerrado brasileiro”, explicou o docente. 

Sobre o Cerrado
A região Oeste da Bahia possui uma paisagem marcada por vegetação baixa, espalhada em amplos espaços e com aparência seca. Esses aspectos caracterizam o Cerrado, segundo maior bioma do Brasil que abriga também uma das faunas e floras mais ricas do planeta. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira e está presente aproximadamente em 12 estados. Outra característica marcante é a água em abundância. Muitos rios que abastecem grandes cidades nascem no cerrado, tornando esse bioma uma área de recarga dos principais aquíferos e também das principais nascentes das bacias hidrográficas do Brasil. A área de cerrado é responsável pela maior parte de produção de grãos do território nacional. Esse bioma chegou a compor 25% do território brasileiro, mas com o passar dos anos, a área nativa diminuiu consideravelmente. Dentre os motivos, destacam-se as queimadas e o desmatamento.

“Podemos observar áreas devastadas, poluídas e com lixo nas margens do rio. A informação é o caminho mais eficaz para termos jovens conscientes de sua responsabilidade na preservação ambiental”, encerrou o professor Arivaldo Ferreira.


ASCOM | Secretaria de Governo - LEM




Postar um comentário

Pesquisar este blog

 
Top