LEM-BA - Alunos de escola municipal participam de aula de campo na Semana do Cerrado - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LEM-BA - Alunos de escola municipal participam de aula de campo na Semana do Cerrado

Estudantes do 6º ano da Escola Municipal Onero Costa da Rosa participaram de um dia especial de atividades em comemoração à Semana do Cerrado. A aula prática ocorreu nas margens do Rio de Pedras, na altura do local conhecido como Rio da Mauricéa, e foi coordenada pelo professor Arivaldo Ferreira, que enfatizou a importância do estímulo à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma. “Tudo o que os alunos estão vendo aqui já foi abordado em sala de aula, mas esse contato com a natureza é fundamental para que eles aprendam de forma empírica a realidade do cerrado brasileiro”, explicou o docente. 

Sobre o Cerrado
A região Oeste da Bahia possui uma paisagem marcada por vegetação baixa, espalhada em amplos espaços e com aparência seca. Esses aspectos caracterizam o Cerrado, segundo maior bioma do Brasil que abriga também uma das faunas e floras mais ricas do planeta. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira e está presente aproximadamente em 12 estados. Outra característica marcante é a água em abundância. Muitos rios que abastecem grandes cidades nascem no cerrado, tornando esse bioma uma área de recarga dos principais aquíferos e também das principais nascentes das bacias hidrográficas do Brasil. A área de cerrado é responsável pela maior parte de produção de grãos do território nacional. Esse bioma chegou a compor 25% do território brasileiro, mas com o passar dos anos, a área nativa diminuiu consideravelmente. Dentre os motivos, destacam-se as queimadas e o desmatamento.

“Podemos observar áreas devastadas, poluídas e com lixo nas margens do rio. A informação é o caminho mais eficaz para termos jovens conscientes de sua responsabilidade na preservação ambiental”, encerrou o professor Arivaldo Ferreira.


ASCOM | Secretaria de Governo - LEM





Nenhum comentário:

Postar um comentário