LEM-BA - Cenário de destruição em área de preservação ambiental atingida por incêndio. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

LEM-BA - Cenário de destruição em área de preservação ambiental atingida por incêndio.

O incêndio iniciado na quarta-feira (25) em uma área de preservação ambiental na zona rural do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, já se espalhou por cerca de 20 quilômetros de extensão, destruindo grande parte da vegetação nativa do cerrado. Imagens gravadas nesta sexta-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros mostram o cenário de destruição deixado pelo fogo no local. [Confira acima no vídeo]


Reservas florestais de, ao menos, quatro fazendas da comunidade da Muriçoca foram atingidas. A mata ciliar de um rio que corta a região foi praticamente destruída. Os bombeiros atuam na região com o apoio de brigadistas voluntários das fazendas e de dois aviões agrícolas, usados para jogar água sobre as chamas. O vento dificulta os trabalhos, já que ajuda o fogo a se alastrar. Além disso, há focos em áreas de difícil acesso.

As chamas tiveram início por volta das 11h da quarta e, até por volta das 14h desta sexta, ainda não tinha sido controlado. Os bombeiros informaram que uma perícia será realizada para se ter a dimensão exata da área afetada e também apontar as causas do incêndio. A suspeita, no entanto, é de que o fogo tenha iniciado com o trabalho de limpeza de um terreno feito por um morador.

"A gente pediu ajuda para os bombeiros, através de uma rede social, e estamos tentanto, mas está difícil, muito difícil", diz o agricultor Marco Ferreira, um dos que tiveram fazendas atingidas e que tentam controlar as chamas junto com os bombeiros

O também agricultor Elcio Baumann diz que a última queimada no local ocorreu há seis anos. "A gente sempre vem cuidando para evitar focos de incêndio. Mas quando acontece um acidente desse, o fogo vem de longe e a gente não consegue ter o controle que a gente desejaria ter", lamenta.

Ações
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) informou que as operações de combate aos incêndios florestais foram intensificadas no oeste da Bahia nos últimos dias. As ações são realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que atua no Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com participação das brigadas voluntárias.

No município de Barreiras, o fogo foi extinto na Serra da Bandeira após destruir uma área equivalente a 50 campos de futebol. Já na cidade de Morpará, foram identificados dois pontos de queimadas, na Serra do Morpará e em uma localidade conhecida como Fonseca. Foram deslocados dez bombeiros para realizar o combate na região.

O fogo chegou próximo a uma torre da central de comunicação e ao centro de abastecimento de água na cidade. As operações de combate ao incêndio continuam no município até que o fogo seja totalmente controlado, segundo os bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário