Asteroide em formato de caveira passará perto da Terra em 2018 - MACAUBENSE LIFE

Agora

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Asteroide em formato de caveira passará perto da Terra em 2018


Um pequeno asteroide semelhante a um crânio passará perto da Terra em novembro de 2018. Após a passagem do Oumuamua, com formato de charuto, este outro corpo celeste será objeto de estudo de cientistas após 3 anos; ele já esteve perto da Terra em outubro de 2015, e mesmo que tenha ganhado um nome científico (2015 TB145), foi apelidado de “Asteroide do Halloween”.

Na primeira vez, ele chegou a aproximadamente 486 mil km da Terra, ou seja, 1,3 vezes a distância do planeta à Lua. Em certos ângulos, é possível ver um crânio humano no formato do asteroide devido às suas crateras e relevos, além das condições de iluminação. Em 2018, no entanto, o corpo celeste estará um pouco mais distante, cerca de 105 vezes a distância do nosso planeta ao satélite. Mesmo assim será possível estudá-lo.

O Asteroide do Halloweem, que possui entre 625 a 700 metros de diâmetro, de acordo com o estudo publicado no periódico “Astronomy and Astrophysics”, voltará a dar as caras em 2088, que será quando os cientistas poderão vê-lo com mais clareza. Ele estará a 20 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Por enquanto, na longitude atual, o objeto interestelar reflete apenas entre 5% e 6% da luz do sol que o atinge, facilitando a comparação com uma caveira.

Acredita-se que o corpo celeste é um cometa extinto, tendo perdido bastante água e outros componentes voláteis durante as voltas dadas ao redor do Sol, assim como o “Oumuamua”, que também parece ser um tipo de cometa “disfarçado” de asteroide.

Cometa e asteroide se diferenciam por seu tipo de órbita ao redor do Sol e por sua composição. De longe, é difícil diferenciá-los, portanto a passagem do objeto em formato de caveira em 2018 pode trazer alguma resposta aos cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário