Bom Jesus da Lapa-BA: Nível do rio São Francisco sobe 3 metros após início das chuvas - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Bom Jesus da Lapa-BA: Nível do rio São Francisco sobe 3 metros após início das chuvas



Considerado como um dos quatro maiores rios da América do Sul, o São Francisco passa por cinco estados e 521 municípios, representando riqueza e beleza por onde passa. No entanto, em 2017 o cenário apresentado tem sido outro, segundo especialistas o rio vivenciou uma as piores secas da sua história, deixando as populações ribeirinhas em situação de alerta.


Na região de Bom Jesus da Lapa, em meados de agosto o Velho Chico vivenciou uma das suas piores fases, segundo as medições feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e conforme relatos de pescadores e ribeirinhos que convivem diariamente com o rio.

No entanto, a partir das primeiras chuvas, do mês de novembro, o São Francisco começou a mudar, subindo apenas 0,92 metros, razão suficiente para alegrar e encher de esperança muitos ribeirinhos, com a chegada das chuvas na região. E agora nesse mês de dezembro, com o aumento das chuvas na região, o Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa mudou completamente, chegando nesta segunda-feira a um aumento considerável do nível das águas, de 3 metros, conforme medições feitas por Dona Maria Alice Alves, que é responsável pelas leituras e enviar para a CHESF, em Sobradinho.


Ela afirma que o rio já está mais cheio que o mesmo período, em 2016. “A tendência é a gente ter fartura, é uma bença (sic). Enchendo as lagoas, a gente tem peixe o ano todo”, disse feliz. 




Foto: José Hélio/Site Notícias da Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário