Botijão de gás fica mais barato a partir desta sexta-feira, diz Petrobras - MACAUBENSE LIFE

AGORA

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Botijão de gás fica mais barato a partir desta sexta-feira, diz Petrobras

O custo do botijão de gás de cozinha vai cair 5% nesta sexta-feira, nas refinarias. Além disso, após a alta de 16% acumulada durante 2017, a Petrobras anunciou que os reajustes no Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha vendido em botijões de 13 quilos, passarão a ser trimestrais. 

Com essa redução, o preço médio de GLP residencial sem tributos vendido nas refinarias será equivalente a R$ 23,16. O preço final ao consumidor dependerá de repasses feitos por distribuidoras e revendedores, mas ficam bem distante desse valor.

A cada três meses, o novo preço será fixado a partir da média das cotações internacionais e do câmbio, considerando de um período maior. Haverá, porém, uma regra de transição: inicialmente, será considerado esse período menor para, até o fim de 2018, ser levado em conta o prazo de 12 meses.

Segundo a Petrobras, o objetivo da nova mudança na política de preços foi suavizar os repasses da volatilidade dos preços no mercado internacional para o preço doméstico, “ao mesmo tempo em que se mantém o disposto na Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços diferenciados para a comercialização do GLP de uso residencial”. 

Ou seja, como o gás de cozinha atende a uma grande camada de população de baixa renda, o CNPE determina que os preços de venda nas refinarias para uso residencial sejam menores do que os custos do mesmo produto para uso industrial e comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário