SP: Adolescente grávida morre após procurar atendimento quatro dias seguidos. - MACAUBENSE LIFE

Agora

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

SP: Adolescente grávida morre após procurar atendimento quatro dias seguidos.


A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Pedras (SP) abriu investigação para apurar a morte de uma paciente de 16 anos que estava grávida e procurou atendimento no Pronto-Socorro (PS) Municipal por quatro dias seguidos reclamando de dores. Após ser liberada nos três primeiros dias, a jovem acabou transferida para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), em Piracicaba (SP), onde deu entrada com aborto tardio.

Camila Barbosa de Oliveira estava grávida de três meses, segundo a família, e morreu nesta segunda-feira (5). O primeiro dia que ela procurou o PS foi em 25 de janeiro. Ela foi medicada e liberada, com a orientação para tomar uma medicação em casa. A irmã da vítima afirma que esse procedimento ocorreu também nos dias 26 e 27.

Já no dia 28, quando ela já apresentava fortes dores, Camila retornou ao PS e, de lá, foi transferida para o HFC. Segundo o hospital de Piracicaba, ela deu entrada às 18h16 com quadro de aborto tardio, fortes dores pélvicas e sinais de infecção.

Camila passou por curetagem, que é a raspagem após o aborto, e cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo o HFC. Logo em seguida, ela foi sedada para permitir assistência ventilatória.

Após oito dias internada, a adolescente sofreu uma parada cardiorrespiratória por estar em estado grave. Ela faleceu às 10h40, segundo o hospital.

"O bebê tava morto já, quando chegou no hospital [Fornecedores de Cana]", disse a irmã adotiva da vítima, Claudiana, de 31 anos. Ela conta que é prima de sangue de Camila, mas a considera irmã pois a jovem foi criada pela mãe de Claudiana desde os quatro meses.

"Ultimamente, eu, minha mãe e minhas irmãs, a gente só chora. Não tem nem coragem de viver, de ler as coisas, até para falar está difícil", afirma Claudiana.

"Eles [médicos do hospital] disseram que o bebê tava morto já, mas não sabe há quantos dias", disse. Segundo a Claudiana, não foram feitos exames em Camila durante os atendimentos no PS em Rio das Pedras. O enterro de Camila está previsto para a manhã desta terça-feira (6) no Cemitério Municipal de Rio das Pedras. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário