Sul: Moradora de Eunápolis-BA encontra 18 escorpiões dentro de casa em oito dias - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 28 de abril de 2018

Sul: Moradora de Eunápolis-BA encontra 18 escorpiões dentro de casa em oito dias


Moradores do conjunto habitacional Arnaldão em Eunápolis encontraram vários escorpiões na localidade. Uma moradora identificada por Bruna Ferreira relatou que encontrou 5 escorpiões adultos e 13 filhotes dentro de sua residência, onde mora com seu filho de sete anos.

"Fiquei assustada, já comprei veneno, limpo a casa o tempo todo", relatou. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município, há resgistro de que 71 pessoas foram picadas por escorpiões e atendidas no Hospital Regional de Eunápolis este ano. Não há registro de mortes. A unidade é a única na cidade que aplica o soro antiescorpiônico.

A vendedora Dalcicléia Castro, que assim como Bruna, mora no Arnaldão, disse que a irmã decidiu se mudar do local por conta da grande quantidade de escorpiões no bairro. "Meu sobrinho foi picado suas vezes por escorpião", disse.

Os moradores do bairro acreditam que a infestação de escorpiões está alta porque algumas casas são próximas a fazendas. Os moradores também acreditam que a incidência está maior neste mês de abril porque com a aproximação do inverno. Diante do clima mais frio, os escorpiões saem das tocas e invadem as casas em busca de alimentos e abrigo.

Foto: Tássio Loureiro / VIA41

As picadas de escorpião não foram registradas apenas no bairro Arnaldão, os casos também são frequentes no residencial Parque Renovação. O presidente da associação dos moradores do Renovação, Teófilo Gusmão quatro ruas do residencial estão com infestação de escorpiões.

O superintendente de serviços públicos de Eunápolis, Tito Fonseca, explicou que não pode fazer a roçagem na fazenda próxima ao bairro Arnaldão por se tratar de uma área particular. No entanto, se comprometeu a fazer um mutirão nos bairros Arnaldão e Renovação no início do mês de maio para retirar o lixo e entulho.

O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Eunápolis, Everton Ruscioleli, falou sobre alguns cuidados que os moradores podem ter para evitar a infestação de escorpiões nas residências. "Evitar o acúmulo de lixo e madeira dentro de casa, colocar objetos e roupas em locais altos e fechados e quando for vestir roupa sacudir e olhar dentro do sapato para evitar as picadas, aconselhou. [VIA41]


Nenhum comentário:

Postar um comentário