Macaúbas-BA: Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo já começou. - MACAUBENSE LIFE

Agora

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Macaúbas-BA: Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo já começou.



A Secretaria Municipal de Saúde através da vigilância epidemiológica informa que já começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Procure o Posto de Saúde mais próximo para tomar a dose que está sendo disponibilizada do dia 23 de julho a 31 de agosto de 2018. E nos dias 28 de julho e 18 de agosto acontecerão o “D” Dia de mobilização nacional contra a Poliomielite e Sarampo.

POLIOMIELITE
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O comportamento endêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário