Câncer de Mama: Saúde sem Fronteiras chega à Região de Macaúbas-BA, confira. - MACAUBENSE LIFE

Agora

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Câncer de Mama: Saúde sem Fronteiras chega à Região de Macaúbas-BA, confira.


O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), está chegando nesta segunda-feira (13), à região de Brumado para atender à população feminina de 21 municípios. Inicialmente, as mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Tanhaçu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Macaúbas poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. A faixa etária de 50 a 69 anos é determinada pelo Ministério da Saúde, por ser a mais propensa ao aparecimento da doença.

No total, a Sesab pretende atender à 23.192 mulheres nos 21 municípios. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e encerra às 18h.

Em Tanhaçu, a unidade móvel, equipada com modernos mamógrafos ficará estacionada na Praça Jarbas Passarinho, no período de 13 a 23 de agosto. Em Brumado, a equipe, com a unidade móvel, ficará na Avenida Centenário, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, de 13 a 29 de agosto. Em Livramento de Nossa Senhora, a Avenida Presidente Vargas – Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora será o local de estacionamento da unidade móvel e, ali ficará de 13 a 30 de agosto. Já em Macaúbas, de 13 a 29 de agosto, a unidade móvel estará estacionada na Praça Imaculada da Conceição, em frente a Secretaria Municipal de Saúde.

Integralidade no atendimento
O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário