Justiça determina fim da greve dos professores de Guanambi-BA. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Justiça determina fim da greve dos professores de Guanambi-BA.


Justiça da Bahia entendeu como abusiva a greve dos professores da rede municipal de ensino de Guanambi, no sudoeste do estado, e determinou o fim do movimento, na quarta-feira (1º). Nesta quinta-feira (2), as aulas foram retomadas. A greve durou 9 dias. No total, 11.665 estudantes estavam sem aulas. Nesta quinta, as 35 escolas da rede funcionaram normalmente.

A determinação foi da desembargadora Carmem Lúcia Santos Pinheiro, que levou em conta um pedido da Prefeitura de Guanambi. Na decisão, a juíza determinou o retorno das aulas em até 24h, com multa diária no valor de R$ 10 mil.


Os professores pediam reajuste salarial de 6,81%. No entanto, a prefeitura diz que não tem como dar o aumento, devido a falta de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). No pedido à Justiça, a gestão alegou que o município vinha buscando um entendimento com a categoria, e demonstrou através de documentos a impossibilidade do reajuste.

Greve
Os professores da rede municipal de ensino de Guanambi entraram em greve no dia 23 de julho, após decisão tomada durante assembleia realizada no dia 13 do mesmo mês. Na época, a Prefeitura informou que o repasse do Fundeb já é todo direcionado ao pagamento dos salários dos professores, necessitando ainda de uma complementação, que já atingiu um déficit de mais de R$ 2,5 milhões no ano passado. G1-BA



Nenhum comentário:

Postar um comentário