Barreiras-BA: Mutirão da limpeza, todos pelo Rio Grande, não jogue lixo no rio, vídeo. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 15 de setembro de 2018

Barreiras-BA: Mutirão da limpeza, todos pelo Rio Grande, não jogue lixo no rio, vídeo.


A Semana do Cerrado em Barreiras que iniciou no dia 11 de setembro, foi encerrada com chave de ouro na manhã deste sábado (15), através de um grande mutirão de limpeza do Rio Grande abrangendo a extensão desde a ponte Ciro Pedrosa indo um pouco além do cais da cidade.


A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) encabeçou o mutirão que contou com o apoio diligente de vários órgãos e instituições voluntários como 4º BEC, PREVFOGO, Corpo de Bombeiro Militar, Associação dos Bombeiros Civis do Oeste Baiano (ABCOB), UNIDON (Faculdade D. Pedro II), MM Limpeza Urbana, Amigos da Pesca, Preservar é Vida, Mundo Lindo, Escongel, Amigos do Maurício do Cais e Porto e sociedade civil organizada. O mutirão de limpeza teve a cobertura por meio da imprensa, além do Blogbrag, outros blogs de notícias, rádios, TV Oeste.

“Desde o início da semana do Cerrado, estamos com várias ações, incluindo a recuperação hidro ambiental voltada para o Rio Grande que é o patrimônio que o cerrado nos deu. Estamos desenvolvendo o projeto de recuperação de nascentes onde já mapeamos mais de 50 nascentes tributárias do Rio Grande. Fizemos o diagnóstico de 20 delas e já neste ano começaremos o trabalho de recuperação. Hoje a despoluição do Rio Grande tem um cunho educativo, onde chamamos a sociedade para refletir sobre nossas ações e atitudes referente ao rio”. – afirmou Demosthenes Jr Secretário do Meio Ambiente em entrevista ao Blogbraga.

Ronaldo Ursulino, Coordenador de educação ambiental e sustentabilidade da SEMATUR, elogiou o grande apoio dos parceiros também neste mutirão.

Em entrevista à nossa reportagem falou sobre a necessidade de reflexão por parte da sociedade e sobre os atuais e futuros impactos no ‘cartão postal’ da cidade: “Esse lixo jogado fica escondido nas margens e poluem o rio, ou seja, em alguma data ou período o rio vai ser morto por contaminação de esgoto ou lixo. A população precisa ter consciência disso. Estamos fazendo a limpeza do cartão postal de nossa cidade que é o Rio Grande não queremos ver o rio seco e sujo. Os resíduos retirados tanto das margens como do leito do rio ficarão expostos por três dias na praça Landulfo Alves para que a sociedade reflita na agressão que o rio está sofrendo. Muito lixo foi retirado. O número de pneus chamou atenção, além de colchão de molas, ferragens, (até vaso sanitário tinha), baldes, pratos, talheres, lubrificantes e outros mais. Parabenizamos a TODOS envolvidos neste mutirão! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário