OESTE: Mais de 100 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas em Xique-Xique-BA. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 29 de setembro de 2018

OESTE: Mais de 100 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas em Xique-Xique-BA.


Grupos de pesquisa e proteção ambiental resgataram 118,5 mil peixes de lagoas que estão secando, na cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, no norte da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ação começou na segunda-feira (24) e foi finalizada nesta sexta-feira (28).

Durante a operação, os animais foram pescados com redes e, em seguida, levados para o Rio São Francisco, onde foram soltos. Entre as espécies resgatadas estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, carí, corvina, pial, traíra, cascudo, pacu e piaba.

Conforme o Ibama, de 2017 para este ano, cerca de 50 milhões de peixes morreram por conta seca nas lagoas. Esta é a terceira ação para resgate dos animais realizada na região. As duas primeiras ocorreram em agosto de 2018.

Nesta semana, a ação de salvamento foi realizada por meio de uma Força Tarefa interinstitucional, que contou com a participação do Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários. Cerca de 100 pessoas atuaram na região.

A médio prazo, de acordo com o Ibama, as ações visam realizar diagnóstico da situação, para identificação de possíveis causas da mortandade de peixes e consequente proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental - com a devida apuração das responsabilidades administrativas. Um estudo foi pedido para avaliar a seca, segundo o Ibama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário