Barreiras-BA: Depois de seis anos, Hospital do Oeste realiza nova captação de órgãos. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

domingo, 25 de novembro de 2018

Barreiras-BA: Depois de seis anos, Hospital do Oeste realiza nova captação de órgãos.


O Hospital do Oeste (HO), localizado no município de Barreiras, realizou nesta sexta-feira (23) sua primeira captação de órgãos após seis anos. O nobre gesto da doação foi uma iniciativa dos pais do garoto, que teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado na última quinta-feira (22), após complicações em virtude de uma crise convulsiva. 
“Meu filho irá ajudar pessoas que estão precisando desses órgãos para continuarem vivas. Sabemos que esse ato é o milagre que muitas dessas famílias pediam a Deus”, comentou emocionado Maurício Pereira, pai do doador.

A captação teve início às 08h05, no centro cirúrgico do HO, foi concluída às 09h01 e contou com a participação da Comissão Intra-hospitalar de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital do Oeste e da equipe médica da Central de Transplantes. Ao todo foram retirados quatro órgãos, sendo dois rins e duas córneas. Até quatro pessoas poderão ser beneficiadas com a doação. Os órgãos captados foram levados para Salvador e, posteriormente, serão destinados aos seus respectivos receptores.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano foram registrados 55 transplantes no estado, colocando a Bahia em 9º lugar no ranking nacional de doação de órgãos. Ainda segundo o ministério, o órgão com maior número de pacientes na fila de espera é o rim. No total, 27.741 pessoas aguardam por um transplante de rim no país. Em seguida vem córnea, com 10.256 pacientes em espera, e fígado, com 1.962 mil.  [Alô Alô Salomão]


Nenhum comentário:

Postar um comentário