Aplicativo desenvolvido por estudantes macaubenses ganha prêmio em Salvador. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Aplicativo desenvolvido por estudantes macaubenses ganha prêmio em Salvador.


Já imaginou um aplicativo em que o pequeno e médio produtor possa acompanhar o desempenho de cada vaca? Foi com essa ideia que estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Agronomia da Uesb conquistaram o terceiro lugar no Prêmio Arlindo Fragoso, realizado no último dia 11 de dezembro, em Salvador (BA).

Com o nome de “Daily Milk”, a ideia surgiu após a identificação da baixa produtividade na pecuária leiteira nacional comparada a outros países. Segundo Dalton Sant’Ana, um dos discentes idealizadores do projeto na área de Ciência da Computação, uma das principais causas dessa problemática “é a má gestão das atividades envolvidas na cadeia da produção leiteira devido a baixa utilização de tecnologias por grande parte dos produtores”.

Associando conhecimentos das áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Agronomia e Empreendedorismo, o projeto foi desenvolvido por cinco estudantes por meio da criação de uma startup. “Fazer essa interdisciplinaridade foi de suma importância para minha formação profissional, pois essa oportunidade de unir conhecimentos entre as áreas de Tecnologias da Informação e Ciências Agrárias é algo muito raro nas universidades brasileiras. Estudiosos apontam que o futuro da agropecuária está no avanço tecnológico”, relatou Maiara Santos, estudante de Agronomia e membro do projeto.
As três equipes vencedoras da 4ª edição do Prêmio Arlindo Fragoso

Sobre o aplicativo – A ideia foi criar um sistema de gerenciamento automatizado com pecuária de precisão na produção leiteira, ou seja, um aplicativo que tornasse possível o acompanhamento do desempenho de cada vaca para o pequeno e médio produtor.

Nesse aplicativo, os dados são atribuídos a cada animal de forma automatizada, mas também é necessária a assistência técnica de agrônomos para interpretar os dados e relatórios. Com esses recursos em mãos, será possível “uma melhor tomada de decisão na alimentação do animal, por exemplo, buscando assim uma melhor produção de leite”, explicou Sant’Ana.

Prêmio Arlindo Fragoso – Criado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) em 2015, o Prêmio é entregue anualmente aos projetos mais inovadores da área, como forma de incentivar a realização dos mesmos. Nesta edição, 22 projetos de várias cidades baianas foram inscritos. Entre eles, o “Daily Milk”, que ficou em 3º lugar.

Além de Dalton Sant’Ana e Maiara Santos, o aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes Diogo Sousa, Jeferson Carlos e Raphael Christian e pela docente Maísa Lopes, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Uesb.


Nenhum comentário:

Postar um comentário