Barreiras-BA: Pacientes são beneficiados com doações de próteses e órteses no Ceproeste. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 22 de dezembro de 2018

Barreiras-BA: Pacientes são beneficiados com doações de próteses e órteses no Ceproeste.


Devolver a mobilidade e resgatar a autonomia aos pacientes que por algum motivo sofreram amputação ou restrição de mobilidade é um desafio contínuo encarado de frente pela equipe do Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências do Oeste da Bahia – Ceproeste, sediado em Barreiras. Neste fim de ano, há motivos para comemorar, 62 usuários foram contemplados com a doação de órteses e próteses, disponibilizadas gratuitamente.

“Todos os dias nós atendemos cerca de 100 pacientes vindos de toda a macrorregião oeste para reabilitação física e intelectual com apoio da nossa equipe multidisciplinar. Além da prótese ou órtese recebida, eles passam pelo processo de adaptação à nova rotina com o acompanhamento do Ceproeste”, destacou Uilliam Queiroz, coordenador do Centro.

A dona de casa, Isabel Pereira, de 70 anos, amputou parte da perna em consequência de complicações do diabetes. Na manhã desta quinta-feira, 20, ela já caminhava pelos corredores do Centro com a nova prótese. “Recebi a prótese hoje, é meu presente de Natal. Comecei a frequentar o Ceproeste em maio e venho de 15 em 15 dias, aqui é muito bom, a partir de agora me sinto uma nova mulher”, enfatizou Isabel, que é moradora de Serra Dourada.

Segundo dados do Ceproeste, a maioria das solicitações de próteses são para atender membros inferiores, como é o caso do lavrador Sabino da Conceição que realizou a amputação da perna, após uma trombose. “Agora a minha vida melhora, quero aprender a utilizar a prótese da melhor forma”, disse.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Ceproeste funciona em Barreirinhas, próximo ao Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha. Dentre os atendimentos ofertados, se estacam a reabilitação física e intelectual adulto-infantil. Conta com equipe multiprofissional com por: fisioterapeuta, neurologista, ortopedista, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicopedagoga e assistente social. Dircom Barreiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário