Jussiape-BA: Barragem ganha novo volume de água após chover por dias seguidos. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Jussiape-BA: Barragem ganha novo volume de água após chover por dias seguidos.


Após chover por dias seguidos na região da Chapada Diamantina, a barragem Duas Ilhas, em Jussiape, ganhou um novo volume nessa quarta-feira (5).
Na manhã desta quinta-feira (6), o Contas continua aumentando a sua vazão depois de receber mais água, proveniente das chuvas constantes, que têm caído nos municípios por onde o curso do rio perpassa.

O Contas, que tem a sua nascente na Serra da Tromba, entre os municípios de Abaíra e Piatã, é um dos mais extensos rios do Estado da Bahia, cortando vários municípios da Chapada Diamantina, uma importante região turísticas do estado e do país.

Nos últimos anos, mesmo com as cheias esporádicas, a forte vazão do sistema Duas Ilhas não permanece por mais de uma semana. Muitos atribuem à evasão do volume da água às bombas, que irrigam plantações de maracujá ao longo das margens do rio. Outro fator que pode estar agravando a situação do rio é o assoreamento, já que, praticamente, não existe mais mata ciliar às margens do rio.

Um fotógrafo da Jussi Up registrou imagens do sistema de abastecimento de água Duas Ilhas na manhã desta quinta. No local, é possível se deparar uma água barrenta e um novo volume que tem aumentado logo após a chegada de novas águas no rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário