Rio de Contas-BA: Nível da barragem Luiz Vieira sobe para a casa dos 22 milhões de metros cúbicos - MACAUBENSE LIFE

Agora

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Rio de Contas-BA: Nível da barragem Luiz Vieira sobe para a casa dos 22 milhões de metros cúbicos


A barragem Luiz Vieira, localizada em Rio de Contas, região da bacia hidrográfica do rio Brumado, está com volume de água bem melhor, mais ainda está muito longe de atingir pelo menos metade da sua capacidade total. O nível da represa chegou a exatos 22.880.330m3 de água acumulada, conforme as últimas informações da ADIB em Livramento de Nossa Senhora, o que corresponde a aproximadamente pouco mais de 23,11% de sua capacidade total que é de 105 milhões de metros cúbicos de água. 
O reservatório, além de atender as demandas dos municípios de Rio de Contas, Livramento de Nossa senhora e Dom Basílio, foi construído com o propósito de garantir o abastecimento d'água, nos períodos de estiagem, ao Projeto de Irrigação do Brumado, com 5.000 ha, bem como suprir de água mais de 200 ha de um sistema já existente de irrigação tradicional, bem como o desenvolvimento da piscicultura.

 Em tempos recentes, o açude Luiz Vieira chegou a um dos menores volumes de água já registrado desde a inauguração, 15 milhões de m³, aproximadamente 15% de sua capacidade total, gerando enormes alterações no cenário econômico do município, tendo como ponto de vista o setor de fruticultura, o carro chefe da economia microrregional, afetado. A expectativa é que esse volume continue aumentando com as chuvas previstas pelo menos até o mês de março. [L12 Sudoeste]

Nenhum comentário:

Postar um comentário