Lama de Brumadinho chegará ao Rio São Francisco em 15 de fevereiro, diz governo - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Lama de Brumadinho chegará ao Rio São Francisco em 15 de fevereiro, diz governo

Os rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegarão à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro. A informação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) consta no primeiro boletim de monitoramento especial do órgão sobre o Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Velho Chico. 


Controlada pela Cemig (companhia elétrica de Minas Gerais), a Três Marias é a primeira instalada ao longo do São Francisco. A onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 km por hora, conforme o governo. Segundo o site do O Globo, os cálculos feitos pelos técnicos do governo apontam que a lama chegará à usina entre os dias 15 e 20 do próximo mês. 

Antes, a previsão era que a lama chegasse na região de São José da Varginha na noite dessa terça (29). Em seguida, a lama de rejeitos passará pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro.

A previsão do governo, de acordo com O Globo, é que essa usina “amorteça” grande parte da lama de rejeitos que foi despejada no rio. O CPRM informou que, diariamente, serão divulgados dois boletins de monitoramento com a previsão de chegada do início da água turva nos pontos de interesse ao longo do Paraopeba. A metodologia usada utiliza dados observados em campo e características da bacia hidrográfica. 

O boletim é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao São Francisco. Mais cedo, nesta segunda-feira, o secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, negou que os rejeitos chegariam a Três Marias.

No domingo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que o governo trabalhava com uma probabilidade baixa de que a onda de lama contaminar o São Francisco. O número de mortos em decorrência do rompimento da barragem subiu para 65 nesta segunda.


Um comentário:

  1. S sabem d Td isso pq n vão trabalhar para impedir q mais tragédias venha acontecer ?

    ResponderExcluir