OESTE: Prefeitura de Barreiras-BA dá continuidade à recuperação de nascentes - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 19 de janeiro de 2019

OESTE: Prefeitura de Barreiras-BA dá continuidade à recuperação de nascentes

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realizaram já nessas primeiras semanas de 2019, os trabalhos para recuperação de mais duas nascentes em Barreiras, através da parceria firmada com os agricultores por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a participação dos moradores das comunidades envolvidas.

Os serviços foram executados nas comunidades de Mangabeira e Barro Vermelho, que teve sua segunda nascente recuperada pelo projeto, as comunidades estão localizadas dentro da poligonal da APA da Bacia do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, vem intensificando os esforços necessários para que o município aumente a cada dia o número de nascentes em recuperação e tem a previsão de recuperar mais duas nascentes ainda neste mês. O objetivo deste trabalho é aumentar a produção de água no município e diminuir os impactos nas épocas de seca prolongada.

“Além de promover o isolamento da nascente e o enriquecimento da vegetação com o plantio de espécies nativas, o trabalho visa também corrigir vários pontos negativos, como o uso das nascentes como bebedouro de água para o gado, o manejo inadequado do solo e a falta de curvas de nível, o que causa assoreamento dos cursos d’agua, prejudicando sua quantidade e qualidade”, comentou o Secretário, Demósthenes Júnior.

De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria, Henrique Aragão, a ação traz vários benefícios. “A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente, beneficiando diretamente os proprietários de imóveis rurais e as comunidades próximas ao terem as nascentes recuperadas sem nenhum custo”, explicou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário