Nova Barragem se rompe em Rondônia e deixa dezenas de famílias isoladas. - MACAUBENSE LIFE

Agora

sábado, 30 de março de 2019

Nova Barragem se rompe em Rondônia e deixa dezenas de famílias isoladas.

Uma barragem se rompeu no município de Ariquemes, em Rondônia. A Policia Ambiental informou que não há vítimas feridas ou mortas, mas ao menos 50 famílias estão isoladas.


Segundo as informações preliminares da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do governo de Rondônia, uma tromba d'água atingiu ontem a estrutura de uma barragem no distrito de Novo Oriente e provocou a ruptura.

A barragem que entrou em colapso conteria rejeitos de mineração, mas a pasta afirma que não haveria risco de contaminação por metais pesados porque o material consistiria em areia e argila.

Uma força-tarefa composta por funcionários do governo de Rondônia e servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) está na região para avaliar os impactos do rompimento, inclusive sobrevoando a área afetada.

O local atingido também é destinado às atividades de pesca e de mineração de cassiterita. A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia deve atualizar informações sobre o caso durante a tarde. A reportagem também entrou em contato com o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente, mas não obteve respostas.

Há pouco mais de dois meses, em 25 de janeiro, uma barragem com rejeitos de mineração da Vale se rompeu em Brumadinho (MG). Até o momento, 217 mortos foram identificados e 87 pessoas estão desaparecidas em Minas. // uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad