Nuvem formadora de tornados é fotografada no céu nordestino. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 15 de março de 2019

Nuvem formadora de tornados é fotografada no céu nordestino.

Um internauta da cidade de Valença do Piauí registrou a ocorrência de um fenômeno meteorológico raríssimo na região Nordeste. De acordo com o climatologista Werton Costa, a imagem mostra uma nuvem vertical e circular, chamada “supercélula”. “É a primeira vez que eu vejo registrada aqui no Piauí”, comentou.



De acordo com Werton Costa, a supercélula é um tipo de nuvem cumulonimbus, com a diferença de ter um grande crescimento vertical, podendo atingir o topo da troposfera, a cerca de 20 km do solo. Em seu topo, a temperatura pode atingir os 60ºC negativos. “É uma estrutura realmente muito bonita e acontecendo no sertão é ainda mais inusitado”, disse o climatologista.

“Quando ela cresce muito, tem uma tendência a girar, porque ela acompanha a rotação da terra. Então, essa vorticidade, este giro da supercélula faz com que ela possa gerar um tornado. Da parte de baixo dela sai uma nuvem em forma de funil, que se tocar o solo gera um tornado, um fenômeno severo com alto poder de risco para a sociedade”, disse Werton Costa.

Entretanto, segundo Werton Costa, a nuvem se afastou do céu do Piauí. A supercélula pode ser ainda um indicativo de tempo severo na região, e um sintoma da possibilidade de se produzir grandes temporais na região, e traz riscos para a aviação. “É muito incomum, até raríssimo isso acontecer no Nordeste” .

A supercélula foi registrada por satélites americanos. Trata-se de um prolongamento de uma grande nuvem que passou pelo território piauiense durante a tarde de quarta-feira (13). A nuvem cobriu grande parte da região central do estado, da capital Teresina até a região de Valença. g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário