Teixeira de Freitas-BA: Pessoa é diagnosticada com meningite e prefeitura comenta suposto surto. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 29 de março de 2019

Teixeira de Freitas-BA: Pessoa é diagnosticada com meningite e prefeitura comenta suposto surto.

Uma criança de idade não divulgada, foi diagnosticada com meningite viral na última quarta-feira, 27 de março, em Teixeira de Freitas. O caso acendeu um alerta em diversos pais, após uma nota divulgada pelo colégio onde a garota estuda e não demorou muito para que informações sobre um suposto surto espalhassem pela cidade.


Nesta sexta-feira, 29, a Secretaria de Saúde do município, por meio da Vigilância Sanitária disse em nota, que até o momento, este foi o único caso notificado em Teixeira de Freitas no ano de 2019 e que não há surto. O caso notificado foi classificado como meningite viral, que tem uma apresentação geralmente benigna. Os principais causadores são os vírus do gênero enterovírus. Entretanto, outros vírus também podem causar a meningite viral. Em geral, o restabelecimento do paciente é completo. 


A duração do quadro é geralmente inferior há uma semana, o caso segue sob investigação. De acordo com os protocolos, em casos de meningite viral, não está indicada a quimioprofilaxia dos contatos, suspensão de aulas e nem bloqueio vacinal. A nota diz ainda, que é importante ressaltar que todos devem estar alerta aos sinais e sintomas da doença: febre, cefaléia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental. Caso alguém apresente estes sintomas, a orientação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde.

Recomendações 
Manter o ambiente sempre ventilado Evitar compartilhamento de copos,talheres, escovas de dente, ou qualquer objeto que possa entrar em contato com saliva Vacinar as crianças com as vacinas disponibilizadas na rede pública, de acordo com a faixa etária Intensificar a limpeza dos ambientes escolares, principalmente de maçanetas,torneiras, porta-papel, brinquedos,trocadores, bebedouros e computadores.
Orientar os alunos e colaboradores a não tocar com a boca no bico ejetor de água dos bebedouros. 
Caso seja de torneira, que cada alunos e/ou funcionário adote um copo individual na impossibilidade do uso de copos descartáveis. 

Intensificar a lavagem das mãos. 
Quando as mães estiverem visivelmente sujas ou tiverem entrado em contato com fluidos corpóreos, como secreções nasais, devem ser lavadas com água e sabão. Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 3011 2779 // Fonte Sulbahianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário