Pior que Brumadinho: barragem na Bahia é interditada por risco de rompimento - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Pior que Brumadinho: barragem na Bahia é interditada por risco de rompimento

A barragem de rejeitos da mineração Grafite do Brasil, que fica em Maiquinique, foi interditada nesta terça-feira (9) pela Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (STR/BA). Segundo o órgão, há risco iminente de rompimento da barragem e inundação por lama de rejeito nas instalações da empresa e no entorno da barragem nº1. Para os auditores-fiscais que estiveram no local, esta barragem possui maior risco à população do que a de Brumadinho.

A barragem também foi classificada como categoria de risco alto pela Agência Nacional de Mineração e, por isso, não poderá mais receber rejeitos. Agora, a estrutura em Maiquinique está entre as três barragens de mineração com maior risco de rompimento no Brasil. Brumadinho e Mariana eram classificadas como risco baixo.

Segundo o relatório técnico emitido pelos auditores, há graves problemas de segurança e saúde no local de trabalho, além de não existir monitoramento da barragem, que já apresenta sinais de comprometimento da estrutura. Ainda de acordo com o documento, a Grafite do Brasil está ciente das irregularidades e não adotou as medidas necessárias. O próprio engenheiro da mineradora tem sinalizado os problemas em fichas internas de inspeção.


"Constataram situação de risco grave e iminente de acidente de trabalho, com resultado de morte ou lesão grave à integridade física ou à saúde de aproximadamente 150 empregados, sujeitos às consequências do rompimento da barragem", diz a nota da Seção de Inspeção. A Grafite Brasil é formada pelas empresas Samaca Ferros Ltda e Extrativa Metalquímica S/A.

A Superintendência informou a fiscalização na mineradora têm sido feita de forma integrada com agentes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Agência Nacional de Mineração para assegurar o cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho. // Correio


Nenhum comentário:

Postar um comentário