Sul da Bahia: Manchas de óleo chegam a Santa Cruz Cabrália, diz Ibama. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Sul da Bahia: Manchas de óleo chegam a Santa Cruz Cabrália, diz Ibama.

Oitenta e oito municípios e 233 localidades foram afetados pelas manchas de óleo no litoral da Região Nordeste, segundo boletim atualizado nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).




A última atualização divulgada pelo instituto havia sido divulgada há quase uma semana — na sexta-feira, 19 de outubro. O boletim aponta o crescimento de áreas afetadas no estado da Bahia. A área mais ao sul onde houve registro foi a Praia de Arakakaí, no município de Santa Cruz Cabrália, que fica a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro . Segundo o boletim, o óleo não foi observado novamente em uma revisita.

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por Ibama, Marinha e Agência Nacional do Petróleo anunciou nesta terça-feira que mil toneladas de resíduos de óleo já foram recolhidos no litoral do Nordeste.

A Marinha dividirá a investigação sobre a origem do óleo em três frentes, com apurações sobre o tráfego de navios na altura da costa brasileira, o movimento das correntes marítimas e os aspectos químicos do óleo encontrado nas praias.

A Força considera que o vazamento de petróleo pode ter ocorrido mais próximo da costa , oscilando entre 270 e 600 km. Até então, as estimativas variavam entre 600 e 800 km. A informação já foi encaminhada para as outras frentes de apuração dentro da Marinha e pode impactar na delimitação de navios colocados como suspeitos de vazamento. // Radar64


Nenhum comentário:

Postar um comentário