Suspeita do Corona Vírus no município de Jacaraci-BA, paciente asiático é isolado no hospital da cidade - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Suspeita do Corona Vírus no município de Jacaraci-BA, paciente asiático é isolado no hospital da cidade

Na tarde desta terça-feira, viralizou através do WhatsApp, a informação de que o município de Jacaraci, no sudoeste baiano, teria a suspeita de um paciente com o Corona Vírus.


Segundo informações preliminares, o suspeito é um japonês que tinha retornado recentemente de uma viagem do Continente Asiático. O homem é residente do distrito de Irundiara e estava a passeio no Japão, juntamente com ele estava no avião alguns chineses.

O paciente está internado e isolado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em observação, sendo encaminhado nas próximas horas para a cidade de Salvador. O resultado e a comprovação só sai após 7 dias.

O site Sertão em Dia entrou em contato com o Hospital da cidade e foi informado que não poderia pronunciar sobre a situação. A equipe entrou em contato com a secretária de saúde do município , por ética profissional o fato não foi divulgado pela responsável da saúde da cidade de Jacaraci.

Confiras algumas informações sobre o vírus

Onde surgiu?
Na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. A metrópole de 11 milhões de habitantes está isolada. Trens e voos foram interrompidos e detectores de febre foram instalados nas estações de embarque e no aeroporto. Nas estradas, a temperatura corporal é medida pelos postos de controle e, para sair da cidade, o transporte não pode ser feito de carro. Para evitar qualquer concentração de pessoas, as autoridades anularam as comemorações do Ano-Novo Lunar chinês na cidade. As autoridades também proibiram qualquer espetáculo e fecharam um museu.

Como surgiu?
O Centro para Vigilância e Prevenção de Doenças (CDC), equivalente dos Estados Unidos à Anvisa, identifica um grande mercado atacadista de peixes e frutos do mar na cidade de Wuhan como a origem das infecções.

Como ele é transmitido?
De animal para pessoa e de pessoa para pessoa. Segundo o governo chinês, o vírus pode se modificar e ser transmitido mais facilmente. Conforme o CDC, pessoas mais velhas parecem ter maior risco.

Como é o tratamento?
Não há tratamento contra o coronavírus em si, apenas contra os sintomas. Pacientes tomam remédio para baixar a febre e podem receber máscara de oxigênio para respirar melhor, por exemplo.

Quais os cuidados?
Lavar as mãos (sobretudo quem passar por aeroportos), evitar contato dos dedos com mucosas do nariz, olhos e boca. É recomendável usar álcool em gel.

A vacina contra a gripe protege?
Não. Segundo Alexandre Zavascki, chefe da Infectologia do Hospital Moinhos de Vento e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o vírus da gripe não é o coronavírus, e sim o influenza. Portanto, a vacina regular tomada antes do inverno não protege.

Por que o nome coronavírus?
Visto de um microscópio, o coronavírus parece uma coroa ou auréola. Em inglês, coroa é “crown”. // Via Sertão em Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário