Carnaval 2020: Latinhas de cerveja podem conter até 45 mil bactérias e 9 mil fungos - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020: Latinhas de cerveja podem conter até 45 mil bactérias e 9 mil fungos

Uma análise laboratorial em 31 latinhas de bebidas como cerveja, refrigerante e suco compradas em diversos comércios encontrou milhares de micro-organismos que podem causar prejuízos à saúde.


Em apenas um dos produtos foram localizados 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos e, em outro, 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos. As bebidas estavam em geladeiras e prateleiras de supermercados, padarias, postos de combustíveis e bares.

Do total, 29 latinhas apresentaram micro-organismos na tampa, onde ocorre o contato com a boca, segundo a análise da doutora em ciências de alimentos Rosana Siqueira ao site G1. O material retirado das tampas com cotonetes foi colocado em estufa durante alguns dias.

Dentre os micro-organismos encontrados, a pesquisadora dá destaque para os coliformes fecais, o que indica a presença de fezes nas latas. “Diarreia, pode ter vômitos, febre, dores abdominais. Problemas como conjuntivite, otite ou até mesmo infecção urinária”, lista a doutora como possíveis resultados do contato humano com os micro-organismos.

Em época de carnaval, muitos foliões optam por comprar as bebidas diretamente nos blocos ou nos comércios por onde a folia passa. Segundo Siqueira, o uso de papel para limpar a tampa das latas até ajuda, mas não é suficiente para remover toda a sujeira. Ela também alerta para o uso de copos. “O copo, se você não limpou a latinha, não adianta, você vai consumir, ingerir os micro-organismos da mesma maneira”. Para consumir água, a melhor alternativa é comprar de garrafas. No caso dos copinhos com alumínio, o ideal é evitar o contato direto com a boca. A pesquisadora também não recomenda compartilhar latinhas com os amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário