Sul da Bahia: Monumento do guaiamum gigante desaba em Belmonte - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sul da Bahia: Monumento do guaiamum gigante desaba em Belmonte

Símbolo da cidade de Belmonte, o monumento do guaiamum gigante desabou por volta das 04h30 da madrugada desta segunda-feira (17). Localizado na Praia do Mar Moreno, a estrutura, que foi criada há quase 20 anos, era um importante atrativo turístico e representava uma importante atividade econômica do município: a pesca do crustáceo. Inclusive, Belmonte é conhecida nacionalmente como “cidade do guaiamum”.



A estrutura de cerca de oito metros de altura não suportou a exposição ao mar e às diversas inundações provocadas pelo avanço da maré. A falta de manutenção ao longo das últimas décadas também contribuiu para o comprometimento do guaiamum gigante.

A reportagem do Radar64 entrou em contato com o prefeito Janival Andrade, que informou que uma vistoria realizada há cerca de três meses já indicava a deterioração da estrutura. “Não dava para recuperar, pois a estrutura de ferro já estava toda comprometida devido ao salitre e também não dava para remover o monumento do local, já que ele não iria suportar”, informou o o prefeito.
Estrutura ficou completamente danificada
O prefeito também foi questionado sobre o motivo da área não estar isolada após a vistoria, já que a estrutura danificada representava um perigo iminente para as pessoas que transitavam pelo local, inclusive os milhares de turistas que a cidade recebe principalmente durante o Carnaval. Os visitantes costumavam tirar foto até debaixo da estrutura.

“Não imaginávamos que a estrutura iria desabar, acreditávamos que as poãs poderiam ceder ou inclinar. Infelizmente, perdemos nosso monumento, mas felizmente não tivemos vítima”, acrescentou o prefeito. Os detroços do monumento já foram retirados do local.
Prefeitura retirou os destroços do monumento
O prefeito Janival informou ainda que um novo projeto está sendo estudado para a construção de outro guaiamum gigante na lagoa do Rio Mar.

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Belmonte lamentou o desabamento e informou que vai acelerar a reconstrução do símbolo da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário