Vitória da Conquista vai abater jumentos para atender demanda chinesa. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Vitória da Conquista vai abater jumentos para atender demanda chinesa.

De acordo com informações divulgadas pelo blog do Mário Bittencourt, o município de Vitória da Conquista vai iniciar o abate de jumentos para atender a uma demanda que vem da China pela carne e pelo couro do animal, do qual é extraída uma substância gelatinosa usada para produzir o ejiao, remédio tradicional chinês.


Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, há um frigorífico na cidade, cujo o nome não foi revelado, já habilitado para fazer os abates, que podem ser iniciados a qualquer momento.

“Nunca se estabeleceu uma pecuária dos jumentos. Com o passar do tempo, o homem começou a utilizar a moto, não tem mais o fogão de lenha, já não se carrega mais água no lombo dos jumentos, e o jumento perdeu o seu uso. 

Vemos muitos jumentos sendo abandonados nas estradas, em campos. Entendemos que uma cadeia produtiva se estabelece a partir da indústria. Quando o produtor tem a certeza de onde colocar a produção dele, aí se estabelece a cadeia”, afirmou Maurício.

Antes da liberação ser feita, foi realizado um estudo detalhado com técnicos do Ministério da Agricultura, para elaborar uma portaria que viabilizasse o início da pecuária de jumentos no Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário