Bahia: Aldeia pataxó de Cabrália tem primeira morte por Covid-19 - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Bahia: Aldeia pataxó de Cabrália tem primeira morte por Covid-19

A aldeia pataxó Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, registrou o primeiro óbito por Covid-19. A morte foi do idoso Valmir Nunes Pataxó, de 68 anos, conforme informou o secretário para assuntos indígenas de Santa Cruz Cabrália, Juari Pataxó.


O idoso morreu e foi enterrado na terça-feira (7). Não há detalhes se ele sofria de alguma comorbidade. De acordo com o secretário Juari Pataxó, Valmir estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

A primeira morte de indígena por Covid-19 registrada no sul da Bahia ocorreu em maio e foi de um idoso da aldeia Tupinambá de Olivença, na cidade de Ilhéus.

Santa Cruz Cabrália possui oito aldeias, mas apenas Coroa Vermelha tem casos registrados de coronavírus, conforme informou Juari Pataxó.

Até segunda-feira (6), na aldeia, 17 índios tiveram testes positivos para o novo coronavírus, 15 já estão curados, um está em isolamento domiciliar e um morreu, que foi Valmir.

A prefeitura de Santa Cruz Cabrália emitiu uma nota de pesar pela morte do idoso. De acordo com Juari, para evitar que os índios seja infectados pelo novo coronavírus, a Secretaria de Assuntos Indígenas, em parceria com os caciques, tem feito ações diversas, como implantação de barreiras sanitárias nas aldeias, evitar circulação de pessoas de outras localidades, doações de cesta básicas, junto à Funai e ações da Juventude Pataxó, entre outras.

Conforme aponta o último boletim do município, na noite de terça-feira, Santa Cruz Cabrália registrou 140 casos do novo coronavírus. Desses, cinco estão em internamento, 20 em isolamento domiciliar e 115 se recuperaram. // Do G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário