DENGUE - MACAUBENSE LIFE

Agora

DENGUE

O QUE É DENGUE ?

É uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Ele é escuro, com listras brancas, menor que uma muriçoca, tem o hábito de picar as pessoas, no início da manhã e no final da tarde.

O MOSQUITO: Gosta de água limpa e parada, mas pode desovar em água suja, colocam cerca de 2.500 ovos, de 03 a 10 em cada recipiente, na parede, próximo a linha da água, vive em média 45 dias, voam 3 km, os machos alimentam das ceivas das plantas e as fêmeas de sangue humano, para calcificar o ovos, esses ovos podem ficar por mais de 1 ano esperando a água, ao entrar em contato com a água dentro de 30 min começam a eclodir, lembrando que os mosquitos procuram recipiente menores, as fêmeas gostam de lugares escuros e sombrios, podemos encontra, nos quartos, salas, cozinhas, banheiros, outros.
CÍCLO BIOLÓGICO DO MOSQUITO: temos o OVO, a LARVA ( conhecida como cabeça de prego), onde passam por 4 estágios de crescimento e alimentação, PUPAS, da larva e se transforma passando por uma metamorfose, onde não se alimentam mais ficando por 24 horas e se transformando em ADULTO, que é o mosquito, dependendo da temperatura da água e seus nutrientes, dentro de 08 a 12 dias, o mosquito nasce e ai comecará um novo ciclo do mosquito, mas para isso o macho cruza com a fêmea, dando início uma nova espécie.
TRANSMISSÃO: se dá, pela picada do mosquito injetando o ferrão, onde sai primeiramente uma saliva coagulante e anestésica, que a pessoa não sente, aí é quando o vírus, se o mosquito tiver infectado, transmite a doença para a pessoa, lembrando que a doença é do ser humano e não do mosquito e temos 4 tipos de dngue, D1, D2, D3 e D4, esses são classificado dessa forma.

TIPOS DE DENGUE : A CLÁSSICA E HEMORRÁGICA
A CLÁSSICA - sintomas são, febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, cansaço, fraqueza, enjoou, manchas avermelhadas na pele, dores musculares e nas juntas, falta de apetite, etc.

HEMORRÁGICA - os mesmos da dengue comum, só que, quando a febre acaba, começa a surgir sangramentos, a pressão cai, dificuldade de respirar, fortes dores abdominais, vomita com frequência e as fezes ficam pretas, pode sangrar por todos os orifícios, desde olho, nariz, ouvido, boca, poros da pele e outros, por isso leva a pessoa a morte, além da perda de plaquetas.

ATENÇÃO, NUNCA SE AUTO MEDICAR, procurar um posto médico mais próximo de sua residência, ou o Hospital Regional, para obter orientação e diagnóstico Médico, a pessoa deve ficar em repouso absoluto, beber bastante líquido, para eliminar o vírus, que fica alojado no fígado, mas cuidado, não usem remédios desse tipo, eles contem Ácido Acetil Salicílico como: ASS, ASPIRINA, BUFERIM, SONRISAL, DORIL, MELHORAL, etc, esse medicamentos podem agravar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário