Extremo sul da Bahia: Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 17 de março de 2021

Extremo sul da Bahia: Mecânico monta seu próprio avião na frente de casa


Um mecânico habituado à arte da invenção está se superando, desta vez na construção da sua própria aeronave na frente da sua casa com peças artesanais. O mecânico Marcelo Evangelista de Oliveira, o “Cabelo” , 35 anos, é natural de Santa Luzia, no sul da Bahia e desde 2018 está radicado no bairro Brisas do Mar, na zona norte da cidade de Mucuri. O mecânico está chamando a atenção de todos, por estar construindo um avião na porta de casa. 

O mecânico “Cabelo” começou a montagem do avião experimental em março de 2019 e até hoje faz ajustes para aperfeiçoar a estrutura do equipamento e pretende colocar a aeronave para voar em março de 2022. Trata-se de um monomotor de 8 metros de comprimento, com asas de 6 metros de comprimento em cada lado, comportando dois tanques de combustível com capacidade para 70 litros. O mecânico faz questão de registrar cada passo da evolução na execução do projeto e garante que o aparelho vai voar.

Algumas peças são de automóveis, como o marcador de rotações do motor. Os flaps, responsáveis por dar sustentação ao avião em pousos e decolagens, serão acionados por uma máquina de vidro elétrico de carro, assim como os ailerons, que direcionam a aeronave. O projeto inicial previa um motor Volkswagen 2.0 de 116cv, o mesmo usado no Golf IV e Santana, que chegou a ser instalado no nariz do avião, mas o bloco é muito pesado para a aeronave decolar e “Cabelo” substituiu por um Rotax de 100hp, próprio para aviões.

Com o conjunto mais leve, o inventor garante que a aeronave estará pronta para decolar por mais um prazo de um ano e só não ficará pronta em um período menor de tempo, por falta de recursos suficientes, mas antes de realizar testes com o novo “brinquedo” , o mecânico levará o avião ao um aeroporto, apenas para conhecimento dos sistemas operacionais. //SulBahiaNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad