Atualmente, o município de Macaúbas-BA, está trabalhando com uma nova tecnologia para reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses.
Segundo a Vigilância Epidemiológica estadual, o espinosade é um biolarvicida que representa uma alternativa eficiente no controle das larvas do mosquito, pois pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para ser um criadouro.
Além disso, o espinosade apresenta segurança humana e baixo desenvolvimento de resistência, o que o torna bastante promissor no controle biológico do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, vetores da dengue, chikungunya e Zika.
A nova tecnologia também garante menor impacto ambiental por se tratar de um produto biológico. O novo larvicida começou a ser usado no 5° ciclo que são 6° ao total em 1 ano. Segundo informações do fabricante, o produto é importado dos Estados Unidos.
A tecnologia colabora para segurança do agente, da população e para eficiência no combate ao mosquito transmissor. Hoje veio em forma de uma pastilha, como um comprimido, tido efervescente com durabilidade no tratamento focal de 2 meses, capaz de eliminar as larvas no reservatório. Cada partilha de (1,35g) trata-se 200 litros d'água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário