Nível do Rio São Francisco se aproxima dos 9 metros em Bom Jesus da Lapa e ribeirinhos continuam sendo retirados - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Nível do Rio São Francisco se aproxima dos 9 metros em Bom Jesus da Lapa e ribeirinhos continuam sendo retirados


O mês de janeiro de 2022 começa com o rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa chegando a níveis que colocam a população ribeirinha em alerta. De acordo dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercinco Coelho, no nível atingiu a cota 8,71 na manhã desta terça-feira(18), meio metro a mais do que foi registrado na cheia de março de 2020.

Com isso, os quiosques localizados às margens do rio na Barrinha foram sendo tomados pelas águas dia após dia. Muitas famílias, principalmente das ilhas e margens também precisaram deixar suas casas, de forma preventiva, com objetivo de preservar a vida desses moradores, já que o rio ainda deve subir mais nos próximos dias.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na cidade de Bom Jesus da Lapa, o rio deve ganhar mais alguns centímetros até a madrugada de quarta-feira (19), e começar o processo de estabilização logo em seguida.

O volume do Velho Chico subiu muito rápido com as chuvas de dezembro e janeiro nas cabeceiras do rio São Francisco e de seus afluentes formadores do lago da barragem de Três Marias. No dia 11 de novembro, o volume armazenado era de 32,4%, o menor antes da intensificação das chuvas.

De acordo com a Cemig, responsável pela gestão do reservatório, no início da madrugada desta segunda-feira (17), o volume útil chegou à marca de 92,08%. O nível atingiu a cota de 571,34 metros (m), ficando a 1,13 m da cota máxima.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário