Anuncio

Conceição do Coité foi um dos cento e setenta e três municípios decretado estado de emergência por causa da seca na Bahia, a medida está valendo a partir desta quinta-feira (14) e foi divulgada no Diário Oficial do Estado. Serão 180 dias sob o regime emergencial e de acordo com informações do governo do estado, a diminuição das chuvas nos últimos anos agravou a situação nas regiões e gerou prejuízos para a agricultura e a pecuária.

Deputado Alex da Piatã sentiu o drama inloco e já comunicou ao governador Rui Costa | Foto: Teones Araújo

“Sentindo na pele” aquilo que agora é oficial, após o decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT), moradores da comunidade de Samambaia, localizada na micro-região do Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, onde moram 60 famílias, solicitaram, através da Associação de Moradores, a presença da equipe do CN, para informar o desejo de todos na limpeza e revitalização da barragem do Extrema, construída há mais de cem anos e pela primeira vez em sua história, secou e necessita urgente de um limpeza e revitalização.

O pouco que resta serve pelo menos para matar a sede de pequenos animais

A Extrema, como é chamada a barragem, serviu muitos anos para abastecer as locomotivas a vapor conhecida pelo apelido de “Maria Fumaça” em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé e para isso necessitava de água e lenha.

Uma moradora da comunidade registrou através do celular as imagens desta reunião com a presença do repórter Valdemi de Assis.

Assunto já chegou ao governo do estado
Por meio do suplente de vereador Fagner Ramos Ferreira (PSD), o assunto já chegou ao governo do estado, com a interferência do deputado estadual Alex da Piatã (PSD). O parlamentar falou ao CN que conhece a história do Extrema e sua importância para a região de Salgadália e tão logo soube que havia secado fez questão de vê pessoalmente o quadro atual, conversou com alguns moradores, dentre eles, o aposentado José Justo Gonçalves Pastor, conhecido por Justo Água Viva, aumentando seu compromisso de lutar para concretização da obra.

“Fui ao Extrema no sábado, e logo que retornei a Salvador na segunda-feira, minha primeira atividade foi levar o assunto para o governador e já foi autorizado e estará vindo nos próximos dias um engenheiro da CAR para fazer um estudo e apresentar a proposta de intervenção do governo para limpeza e revitalização desta importante barragem”, falou o Social Democrata.

O parlamentar também demonstrou preocupação com a informação que recebeu da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), quando 185 cidades já estão em emergência por causa da seca e aproximadamente 3,9 milhões de habitantes estão atingidos. (Calila Notícias) Vídeo abaixo:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

 
Top