ALERTA: Muito cuidado com o golpe do saque do FGTS por aplicativo, confira. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 17 de setembro de 2019

ALERTA: Muito cuidado com o golpe do saque do FGTS por aplicativo, confira.

A notícia da liberação dos saques imediatos de até R$ 500 das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) despertaram, por outro lado, um novo tipo de golpe que já atingiu mais de 100 mil pessoas em todo o País em dois dias.



No Estado, usando como base a porcentagem de 2% de representação em nível nacional, 2.600 capixabas podem ter caído no golpe. Os dados nacionais são do laboratório especializado da PSafe, uma desenvolvedora brasileira de aplicativos de segurança digital e antivírus.

O golpe acontece depois que a vítima recebe pelo WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens, um link com a promessa de consulta ao saldo do FGTS.

O endereço virtual, por sua vez, é falso e solicita a senha do Cartão Cidadão e dados do PIS/Pasep dos beneficiários. Ao clicar no link e preencher os formulários, o usuário expõe seus dados aos golpistas, que passam a ter acesso aos valores do Fundo.

Para aumentar ainda mais o alcance, o falso site ainda solicita que o usuário compartilhe o endereço com os amigos. Segundo o especialista em Tecnologia da Informação, Antônio Ricardo Moreira, a prática é conhecida como “phishing”, e consiste em enganar a vítima para que ela mesmo forneça dos dados pessoais e bancários.

Segundo ele, os sites simulam o visual oficial do site da Caixa, que, para um leigo, pode ser considerado confiável.

“A melhor maneira de se proteger é não clicando em sites e links compartilhados nas redes sociais. As consultas devem ser realizadas pelos canais oficiais, com calma e segurança”, explicou.
alerta

Procurada, a Caixa Econômica Federal orientou os beneficiários e clientes a somente buscar orientação, informações e consultas de saldos do FGTS em meios oficiais, pelo endereço eletrônico fgts.caixa.gov.br, no App FGTS, pelo telefone 0800-726-0207, ou presencialmente em uma de suas agências bancárias.

Por meio de nota, o banco informou ainda que “alerta os trabalhadores contra golpes e informa que não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário